Friday, 22 de February de 2019

SAÚDE


Serviço

Janeiro Verde-Piscina: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de Colo de Útero

23 Jan 2019    12:26    alterado em 23/01 às 12:26
Janeiro Verde-Piscina: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de Colo de Útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina. É o que aponta um levantamento do Inca - Instituto Nacional do Câncer.  A estimativa para os casos de câncer do colo de útero no país é de 16.340 novos casos anualmente. No Tocantins, a previsão foi de 230 casos em 2018.
 
A doença tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV, que é sexualmente transmissível e infecta a mucosa das áreas genital e anal do paciente.
 
Diagnóstico
 
O câncer de colo do útero pode ser diagnosticado pelo resultado do exame Papanicolau. Os sintomas também podem ajudar no diagnóstico.
 
“Entre os principais estão sangramentos, dores durante a relação sexual, bem como desconforto na região de baixo ventre, como a região pélvica. Quanto ao exame preventivo, o Papanicolau é feito anualmente e aumenta as chances de detectar de forma precoce um câncer de colo de útero”, destaca o médico ginecologista da Acreditar Tocantins, Tárcio Ribeiro Callou.
 
Prevenção
No mês de janeiro, a cor verde-piscina ganha destaque como parte da campanha internacional que busca alertar e conscientizar a população feminina sobre a prevenção do câncer uterino.
 
O uso de preservativo durante a relação sexual, a vacinação contra HPV e a realização dos exames preventivos são fatores importantes para o combate da doença.
 
“É importante lembrar sobre o exame de prevenção durante todo o ano, mas nesse mês nós intensificamos o alerta sobre os casos e sintomas da doença. O câncer de colo do útero tem cura, mas para isso ele deve ser diagnosticado e tratado precocemente, ainda em suas fases iniciais”, diz Dr. Tárcio.

COMPARTILHE:


Confira também:


Restituição de Milhões

Estado pode ter que restituir ao Município de Palmas centenas de milhões de reais recebidos na época da construção da capital

O processo tramita sob o número 5001566-62.2002.827.2729, na 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas.

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira