Thursday, 21 de February de 2019

SAÚDE


DSTs

MPE e Secretarias da Saúde se reúnem para acompanhamento das políticas de combate a DSTs

06 Dec 2018    12:14

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery, e representantes das Secretarias de Saúde do Estado do Tocantins e de Palmas reuniram-se nesta quarta-feira, 5, para realizar o acompanhamento das políticas públicas de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Não transmissíveis.


Na oportunidade, a Promotora de Justiça Maria Roseli esclareceu os fatos e fundamentos que motivaram o MPE a realizar esse acompanhamento e os papéis do estado, dos municípios e do Sistema Único de Saúde (SUS) na garantia do combate a essas doenças. A representante do MPE orientou para que as informações sobre irregularidades dos municípios sejam encaminhadas à 27ª Promotoria de Justiça da Capital de forma permanente e ininterrupta, tomando-se por base as ferramentas de controle utilizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde como visita técnica,supervisão, auditoria, monitoramento, controle e avaliação (direta/indireta).


Na reunião, foi solicitado ao secretário estadual de Saúde relatório com informações sobre definição, formas de transmissão, tratamento, gravidade, incidência nos municípios do estado e órgãos responsáveis pelo combate e controle de Hepatites Virais, Papilomavírus Humano (HPV), Síndrome da Verruga Genital, LinfogranulomaVenéreo, Donovanose, Síndrome das Feridas na Região Genital, Cranco Mole, Sífilis em Gestante, Sífilis Congênita, Sífilis Adquirida, Imunodeficiência Humana ouSíndrome da Imunodeficiência Adquirida – HIV/AIDS, HIV em gestantes, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical do HIV.


Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery destacou que o não cumprimento dessas determinações e a constatação de irregularidades pode resultar na responsabilização por ação ou omissão e em processo de improbidade administrativa.


Participaram da reunião a diretora do Laboratório Central, Márcia Cristina Alves; a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Rosângela Bezerra Brito; a gerente de DST/Aids e Hepatites Virais no Tocantins, Caroline Biserra Costa; a técnica da Gerência Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Marileide Martins Souza; e o diretor do Contencioso, Cícero Oliveira Bandeira, representantes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). Representando o Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estavam a gerente de Vigilância em Saúde, Marta Maria Malheiros; o coordenador do Grupo Condutor Materno-Infantil, Eduardo Silva Moura; a coordenadora do Grupo Condutor Infectocontagiosas, Luciana Noleto Silva; a assistente jurídica Gleyciene Circuncisão Nunes e a coordenadora Pedagógica do Núcleo de Estudos Jurídicos em Saúde, Ingridy Diaquelem Ramos. (Paulo Teodoro)


COMPARTILHE:


Confira também:


Restituição de Milhões

Estado pode ter que restituir ao Município de Palmas centenas de milhões de reais recebidos na época da construção da capital

O processo tramita sob o número 5001566-62.2002.827.2729, na 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas.

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira