Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

SAÚDE


Estado

Municípios já podem aderir à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

10 Oct 2017

Camilla Negre/ Governo do Tocantins 
 
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE/DEVIT/SVS/MS), promoverá no primeiro semestre do ano letivo de 2018 as ações de vigilância relativas à "V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma", conhecida também como "Campanha Três Bichos".
 
A campanha terá como público alvo alunos na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas de municípios brasileiros com maior vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para essas doenças. Será realizada a busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, quimioprofilaxia para as geohelmintíases e exame ocular externo para a detecção e tratamento de tracoma nos escolares e dos contatos domiciliares.
 
Adesão
 
Os municípios prioritários devem formalizar sua adesão por meio do preenchimento do formulário eletrônico, FORMSUS, através do link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=32419 no período de 02/10 à 30/11/2017. Os outros municípios não constantes dessa relação podem aderir ás ações propostas como espontâneos, com a utilização desse mesmo link, durante todo período previsto para execução da Campanha.
 
Para a adesão é necessário anexar no FORMSUS um termo de compromisso (modelo próprio do município) assinado pelo (a) Gestor (a), bem como informar contatos (e-mail e telefone) do responsável técnico definido pelo município para coordenação e articulação das ações relativas à campanha e monitoramento dos dados incluídos no sistema de informação.
 
Materiais
 
O Ministério da Saúde fornecerá os medicamentos necessários para cada agravo aos municípios que aderirem as ações da campanha.
 
Já as peças com a arte dos materiais gráficos a serem utilizadas na execução da campanha serão disponibilizadas no site da Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/svs),  para que os municípios possam reproduzi-los, ao contrário dos anos anteriores em que os materiais impressos foram fornecidos pelo Ministério da Saúde. A intenção é agilizar a disponibilização in loco das peças, evitando o atraso na entrega e possíveis perdas dos materiais em virtude do envio e logística de transporte.
 
Para maiores esclarecimentos sobre a adesão dos municípios, ou informações, entrar em contato com a Assessoria de Hanseníase, através dos telefones: (63) 3218-1731 ou Ligue Hansen 0800-642-7100; ou na área de assessoramento das doenças de veiculação hídrica e alimentar, através do telefone: (63) 3218 – 3317; ou na área de assessoramento do Tracoma, através do telefone: (63) 3218-1778.
 
Campanha
 
A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma objetiva reduzir a carga parasitária de geo-helmintos,identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar os casos e seus contatos positivos para tratamento,identificar e tratar casos de tracoma na população de escolares,na faixa etária de 5 a 14 anos, da rede pública de ensino dos municípios prioritários.
 
A realização da campanha integrada no ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia efetiva para atingir os objetivos propostos. As atividades da campanha abrangem ainda, orientações aos professores e escolares,sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

7

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira