O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Saúde Masculina

02/11/2020

Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde dos homens

Campanha desperta atenção integral à saúde dos homens e prevenção dos cânceres de pênis, próstata e boca em homens

André Araujo/Governo do Tocantins

Criado em 2003, com o objetivo deconscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância dodiagnóstico precoce, o Novembro Azul atualmente trata-se de uma campanha sobreos cuidados com a saúde integral do homem. No Tocantins ações alusivas a estescuidados serão fomentadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto aos139 municípios do Estado.

O gestor em saúde, da áreatécnica de Saúde do Homem (SES), Tárley Abdalla explica que “as ações da SESacontecerão através de plataformas digitais, com realização de assessorias econferências entre outras. Todo material será baseado na Política Nacional deAtenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) do Ministério da Saúde (MS) a qual trabalhapara que as doenças crônicas sejam detectadas e tratadas em tempo hábil paraque não resultem em morte”, afirmou.

Para o MS, novembro é oportunopara sensibilizar os homens e os profissionais de saúde quanto às ações doautocuidado e cuidado integral considerando os fatores socioculturaisrelacionados à masculinidade e ao adoecimento. Há pouco mais de dez sãoaplicadas estratégias que abordem as dimensões amplas da vida dos homens bemcom as vivências familiares e laborais, prevenção de violências e os acidentes,promoção do autocuidado, prevenção de doenças crônicas e infectocontagiosas.

Dados do MS mostram que emhomens, o câncer de próstata representa 29,2%, seguidos dos de cólon e reto(9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e da cavidade oral (5,0%). O InstitutoNacional do Câncer (INCA) estima que no triênio de 2020-2022, para cada ano,65.840 casos novos de câncer de próstata surgirão, valor que corresponde a umrisco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Outro tipo de câncer com menorincidência, mas com aumento de casos quer preocupa os especialistas em saúde é ocâncer de pênis. A doença atinge 2,1% de todas as neoplasias masculinas, com umpercentual maior de casos nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste, de 5,7%,5,3% e 3,8%, respectivamente. Segundo o INCA, entre 2018 e 2019, ocorreram maisde duas mil mortes e aproximadamente três mil amputações por câncer de pênis, sendoaproximadamente 50% dessas cirurgias realizadas nas regiões Norte e Nordeste dopaís.

A novidade da campanha deste anoé o alerta ao câncer de boca. Dados do INCA apontam que no Brasil, somente em2017, ocorreram 4.923 óbitos em homens e 1.372 óbitos em mulheres, essesvalores correspondem ao risco de 4,88/100 mil homens e 1,33/100 mil mulheres.

Dados

Dados do departamento deinformática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS) indicam que oTocantins registrou em 2019, 1 caso de câncer de boca (homens); 2 de pênis e127 de próstata. Até outubro de 2020 foram 1 caso de câncer de boca, 2 de pênise 41 de próstata.

Números divulgados pelo MS sobreas taxas brutas de mortalidade por câncer de pênis, próstata e boca, por100.000 homens, de 2014 a 2018, no Tocantins, são de 0,63 16,29 2,16,respectivamente.

Assuntos Relacionados
#campanha#novembro
Confira Também
Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Márlon

Na região Norte, Márlon Reis diz: “Nós vamos mudar o Tocantins”

Carlesse

No Taquari, Carlesse destaca boa aplicação dos recursos públicos: “O dinheiro da saúde é usado na saúde”

Campanha

Wanderlei Barbosa se reúne com prefeitos e firma mais apoios a campanha de Mauro Carlesse

Julho Verde

Campanha Nacional Julho Verde alerta população do Tocantins sobre Câncer de Cabeça e Pescoço