Tuesday, 04 de August de 2020

SAÚDE


Ilha do Bananal

Pandemia: MPF obtém decisão judicial para obrigar União e Funai a prestarem assistência a indígenas

23 Jul 2020
merson Silva/Governo do Tocantins Pandemia: MPF obtém decisão judicial para obrigar União e Funai a prestarem assistência a indígenas

A Justiça Federal atendeu, nessa segunda-feira, 20, integralmente o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para obrigar a União e a Funai (Fundação Nacional do Índio) a prestarem assistência adequada a indígenas da Ilha do Bananal, sul do Tocantins, durante pandemia do novo coronavírus. A ação civil pública alegou que existe uma situação generalizada de contágio da Covid-19 atingindo várias aldeias da Ilha do Bananal e aponta omissão dos entes públicos na adoção de providências para minimizar a situação.


Na decisão, o juiz reforça a maior vulnerabilidade dos indígenas a doenças infecciosas , assim como maior vulnerabilidade sociocultural, devido seu modo de vida tradicional, que geralmente é marcado por um intenso contato comunitário, com o compartilhamento de habitações e utensílios, além de viverem, muitas vezes, em áreas remotas ou de difícil acesso.


Com atendimento integral ao pedido do MPF, União e Funai têm prazo de 48 horas para fornecer kits de higiene e cestas básicas para todos os indígenas da Ilha do Bananal. As entidades também deverão disponibilizar, em no máximo cinco dias, 3 equipes de saúde contendo, pelo menos, 1 médico, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem cada, para atender todas as populações indígenas residentes da região. Além disso , são obrigadas a realizarem a transferência imediata de qualquer paciente indígena da Ilha do Bananal que necessite de internação devido a Covid-19.


O descumprimento em qualquer das obrigações produzirá multa diária de R$ 10.000,00.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 669 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 27.664 casos no total, destes, 16.562 pacientes estão recuperados, 10.694 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 408 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira