Saturday, 31 de October de 2020

SAÚDE


Hospital Geral

Primeira captação de múltiplos órgãos do ano é realizada no HGP

21 Jan 2020
André Araújo – Governo do Tocantins Primeira captação de múltiplos órgãos do ano é realizada no HGP

Foi realizada na última sexta-feira, 17, a oitava captação múltipla de órgãos no Estado do Tocantins e a primeira de 2020. A doação foi autorizada pela família de um paciente de 35 anos, que foi vítima de atropelamento na capital, e teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado. A ação aconteceu no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Profissionais da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), juntamente com a equipe do HGP mobilizaram-se desde o início da abertura do Protocolo de Morte Encefálica, o que possibilitou a captação em tempo hábil dos órgãos para doação. Na ocasião, foram captados os rins e o fígado, beneficiando três receptores em São Paulo.

“A doação de órgãos é um ato que beneficia não somente o paciente que está na fila de espera, mas seus familiares e toda sociedade. Devemos expressar o desejo de ser doador aos nossos familiares em vida, pois somente eles podem autorizar a doação”, lembrou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins, Suziane Crateús. 

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, é muito gratificante ver o empenho da equipe em tornar a captação possível. “Sabemos que nem sempre é fácil para os familiares optarem pela doação de órgãos, mas estamos trabalhando constantemente para sensibilizar as pessoas de que esse é um grande ato de amor e solidariedade.”.

Doação

Para que seja possível a doação, o primeiro grande passo é que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos. A autorização deve ser concomitante ao quadro de morte encefálica, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é possível. Neste quadro, os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite então a captação para que sejam remetidos aos receptores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins contabilizou 154 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 234.718 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.569 casos confirmados. Destes, 63.805 pacientes estão recuperados, 10.667 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.097 pacientes foram a óbito.

Ações

Entrega de novos leitos, ações voltadas aos servidores públicos e aos municípios pautam a semana do governador Mauro Carlesse

Em Gurupi, os primeiros 25 leitos do HGG foram entregues para tratamento da Covid-19


Eleições 2020

Otoniel participa de debate realizado por acadêmicos da UFT nesta sexta-feira

Segundo os organizadores, o objetivo é oportunizar aos postulantes ao Paço municipal um espaço democrático para o debate de ideias e propostas para áreas fundamentais, como moradia, saúde, educação, geração de empregos e renda entre outras.


Campo

Governo trabalha na implantação de Unidade de Pesquisa e Extensão Rural do Tocantins

Unidade ocupará área de 28 ha, com a instalação de mais de 20 projetos de pesquisas voltado aos produtores rurais para replicação em suas propriedades


Meio Ambiente

Vice-governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso do Tocantins com a preservação de seus biomas


Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira