Sunday, 18 de February de 2018

Sunday, 18 de February de 2018

SAÚDE


Leishmanioses

Professores são orientados sobre prevenção das Leishmanioses

08 Aug 2017

Redação Semus

Quando o assunto é Leishmanioses, Palmas no cenário nacional é classificada como área de transmissão intensa. Diante desse quadro, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) está buscando durante a Semana Nacional de Controle das Leishmanioses, de 7 a 11 de agosto, disseminar conhecimento sobre a doença e conscientizar a própria população quanto a sua importância no combate e controle.

As ações começaram na manhã desta segunda-feira, 7, com palestras para os professores da Escola Estadual Vale do Sol, no setor Vale do Sol, ministrada pela gerente da UVCZ, Betânia Costa, o veterinário Leandro Chaves e o biólogo Anderson Brito, que explicaram todo o ciclo de transmissão, hábitos e preferências alimentares do flebotomíneo (popularmente mosquito palha), quais os hospedeiros, sintomas e tratamento e formas de prevenção, e ainda levaram amostras do vetor para mostrar aos professores.

"Hoje as pessoas estão quase especialistas em dengue, zika e chikungunya e sobre as leishmanioses se tem pouco conhecimento. Por isso, ao trabalharmos com disseminadores de conhecimento como os professores, a expectativa é que esse saber se multiplique, pois 60% das ações de controle dependem da coparticipação da população", ressaltou Betânia, que começou a palestra perguntando à equipe pedagógica o que sabiam a respeito da doença.

Quintal limpo
 
Betânia deixou claro que a melhor forma de combater a leishmaniose é manter os quintais limpos. "Diferente do aedes aegypti, o mosquito palha não precisa de água parada para se reproduzir, mas sim de matéria orgânica que são folhas, restos de frutas e alimentos, esse é o ambiente propício para ele. E é importante frisar que é difícil encontrar um criadouro do mosquito palha. O aedes você encontra as larvas na água parada. Já o mosquito palha você não vê os ovos mesmo no material orgânico, por isso, o cuidado tem que ser redobrado", disse a gerente, lembrando que não existe na Capital, uma quadra com mais incidência do vetor que a outra. Em todas o vetor está presente.

A coordenadora de projetos da Escola Vale do Sol, Luciana Brasil, após assistir a palestra disse que se sentiu estimulada a disseminar o que aprendeu. "Como nós trabalhamos com educação vamos repassar isso para os nosso alunos, pais e a comunidade em si. Quando temos mais informações, elas nos levam a pensar mais sobre a nossa responsabilidade de cuidar para que a cidade e a população tenham mais qualidade de vida. Cabe a nós cuidar do nosso meio de vivência para não dar lugar para esse mosquito se proliferar e fazer a população sofrer mais", disse Luciana que também pretende reunir os vizinhos e repassar o conhecimento.

Programação
 
Nesta terça e quarta, a programação segue na mesma escola com atividades lúdicas para os alunos. Já na quinta, 10, acontece das 8 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal do Tocantins (Cuica/UFT), o III Fórum das Leishmanioses voltado para estudantes e profissionais de saúde. E a semana encerra na sexta, 11, com mobilização na Praça dos Girassóis, a partir das 18 horas, onde haverá ações de conscientização e teste rápido para leishmaniose.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira