Thursday, 22 de October de 2020

SAÚDE


Saúde

Profissionais recebem capacitação em ações de combate à hanseníase

24 Sep 2012

Secretaria de Estado da Saúde realiza no período de 25 a 27 de setembro, na cidade de Paraíso do Tocantins, capacitação para "Assistência Integral ao Paciente de Hanseníase", destinado a médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e realizam diagnósticos e tratamento da doença. Esses profissionais serão capacitados para avaliação e monitoramento da função neural, diagnóstico e tratamento das reações, técnicas simples de prevenção e reabilitação de incapacidade física, vigilância de contatos e organização de serviço.

Além dos profissionais de Paraíso mais 15 municípios da região centro-oeste e sudeste do Estado também receberão a capacitação. Participam profissionais de saúde dos municípios de: Pugmil, Oliveira de Fátima, Cristalândia, Pium, Marianópolis, Paranã, Rio dos Bois, Ponte Alta do TO, São Salvador, Dois Irmãos, Monte do Carmo, Rio Sono, Taguatinga, Caseara e Almas.

Para a técnica da gerência de Hanseníase e Tracoma da Sesau, Jaqueline Ourique de Azambuja Picoli quanto mais casos da doença forem diagnosticados e tratados no Estado, maiores são as chances de quebra da cadeia de transmissão da doença e em consequência diminuição do número de casos. "Os profissionais de saúde, sobretudo os que atuam nessa região, têm um papel preponderante no controle e eliminação da doença. Portanto, verifica-se a necessidade de mantê-los atualizados sobre a hanseníase" avalia a técnica.


Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas e deformidades. Dados recentes do Tocantins evidenciam um coeficiente de detecção geral de 72,14/100.000 habitantes e um coeficiente de detecção em menores de 15 anos de 20,86/100.000 habitantes.


(Fonte: SECOM)

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira