Friday, 19 de July de 2019

SAÚDE


Sesau

Programa Melhor em Casa leva atendimento multiprofissional aos pacientes do HGP

31 Mar 2015

A assistência é feita por equipe de multiprofissionais, sendo desempenhado no lar do paciente e de forma gratuita.

A equipe multidisciplinar é formada, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Outros profissionais, como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico podem compor as equipes de apoio. O programa visa melhorar e ampliar a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família. O programa também tem o objetivo de reduzir as filas nos hospitais de emergência.

O coordenador do programa em Palmas, Samuel Pereira, conta que o Melhor em Casa teve início no dia 30 de junho de 2014. "Um dos principais objetivos é a desospitalização do paciente, juntamente com a geração de novos leitos dentro do Hospital Geral de Palmas", destaca, reforçando que o programa é desenvolvido pelo SOS Emergência, do Ministério da Saúde, e que em Palmas, somente o HGP o executa.
O coordenador explica que, atualmente, o programa tem 20 vagas e que em breve serão abertas mais 20. Desde que foi implantado, 86 pacientes foram atendidos, deixando de ocupar leitos no hospital.

Já a assistente social, Lais Delgado, fala sobre alguns dos critérios para o paciente ser atendido pelo programa. "O paciente tem que estar internado no HGP, ou seja, não pode ser um paciente externo. Com isso, o médico o encaminha para o assistente social, que vai verificar se o paciente tem um cuidador (pessoa responsável por cuidar do paciente) e ele, mesmo sendo de outra cidade, deve ter uma moradia em Palmas", explica. Lais destaca que o paciente deve necessitar de atendimento de, no mínimo, duas especialidades, como por exemplo, nutrição e fisioterapia, para fazer parte do programa.
 
Beneficiados

José Alfredo Lima, 64 anos, sofreu um acidente de motocicleta, em junho de 2014, que lesionou sua medula e, após internação no HGP, recebe acompanhamento desde 23 de julho de 2014 da equipe do Melhor em Casa. "Eu considero esse povo [profissionais de saúde do programa] como família. Desde que eu recebi alta do hospital e eles passaram a vir me visitar em casa, o atendimento nunca mudou, eles sempre chegam alegres e são atenciosos", destaca.

A esposa de José Alfredo, Neli de Castro, conta que a visita da equipe do programa é feita todos os dias da semana, de segunda a domingo. "Esse programa é uma benção de Deus. Se não tivesse ele, seria muito difícil, tanto a questão de locomoção e como financeira", ressalta.
Para a enfermeira do programa, Sabrina Moreira, o trabalho desempenhado é muito recompensador. "O serviço no programa Melhor em Casa é muito gratificante, pois ao chegar à casa do paciente nós percebemos o carinho, a felicidade e a satisfação que eles têm em nos receber", destaca.

COMPARTILHE:


Confira também:


Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)

Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína

Após a realização das providências legais cabíveis, D.P.S foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo

A empresa leva o prêmio na categoria empresas de utilidades públicas. Estudo aponta aumento de 38,5% no valor da marca com destaque para o investimento em novas tecnologias ao redor do mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira