Sunday, 05 de April de 2020

SAÚDE


Palmas

Programação da Semana Mundial de Combate à Tuberculose acontece até sexta, 27, na Capital

25 Mar 2015

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira, 23, a Semana Mundial de Combate à Tuberculose, alusiva ao Dia Mundial Contra à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Em 2014, tivemos 21 casos novos de tuberculose no Município de Palmas. Para marcar a data e conscientizar a população sobre a doença, a Diretoria de Vigilância em Saúde, em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF), realizam palestras e orientações com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre os sinais e sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento. A programação segue até sexta-feira, 27.

A tuberculose é causada por uma bactéria, que ataca principalmente o pulmão, mas também pode acometer rins, cérebro, ossos, coluna vertebral e outros órgãos. Os sintomas mais comuns são: tosse com catarro por mais de três semanas, febre baixa no fim do dia, perda de peso, sudorese, cansaço, dor no peito.

Diagnóstico

O Brasil está hoje entre os 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. Cerca de 80 mil novos casos e quase 5 mil mortes em decorrência da doença são notificados anualmente.

O diagnóstico pode ser feito na própria unidade básica de saúde, através do teste rápido para detecção da tuberculose em até 2 horas. O resultado do teste tradicional (Baciloscopia) sai em 24 horas, sendo necessários outros 60 dias para cultivar a microbactéria e mais 42 dias para se obter o diagnóstico de especificidade e sensibilidade ao medicamento.

O teste rápido, além de aumentar os percentuais de detecção da doença, vai agilizar o diagnóstico e, consequentemente, permitirá uma redução da morbidade e mortalidade.

Tratamento

Padronizado pelo Ministério da Saúde, o tratamento tem a duração de seis meses, e não pode ser interrompido antes deste prazo, ainda que os sintomas tenham desaparecido. Este é um dos maiores problemas enfrentados pelas equipes de saúde para a erradicação da doença.  Quando o paciente não faz o tratamento de forma correta durante os seis meses, poderá ocorrer resistência aos medicamentos e o tratamento passa a ser feito também pela Referência em Tuberculose e por um período de 18 meses em vez de seis.

Quem convive diariamente com o portador de tuberculose, também deve procurar a sua unidade de saúde para fazer os exames necessários para descobrir se está com a doença.

Programação
Data: 23 a 27/03/2015
- Divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose, com faixas espalhadas pela cidade;
 
- Consultas médicas e de enfermagem dos casos suspeitos nas Unidades de Saúde;
- Panfletagem e orientações sobre a doença realizada pelas unidades de Saúde nas salas de espera e nas visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, com destaque para as Unidades: USF Aureny II, USF 403 Norte, USF Eugenio Pinheiro, USF 1106 Sul, USF Taquari, USF Novo Horizonte, USF Morada do Sol, USF Liberdade e USF 1004 Sul;
 
- Distribuição de material educativo e informativo sobre os sinais e sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença em todas as unidades de saúde de Palmas;
 
- USF Eugenio Pinheiro esta realizando desde o inicio do mês ações de Educação em Saúde no ambiente escolar da região – Escola CAIC;
 
- Realização da Pesquisa de Sintomáticos Respiratórios por todas as Unidades de Saúde

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

Na região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 417, além de 14 mortes.

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira