Monday, 22 de July de 2019

SAÚDE


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP

23 Feb 2019    00:26    alterado em 23/02 às 00:26
Luciana Barros Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP

Acolher com atenção e carinho,   levar uma palavra amiga e informações a familiares de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Geral de Palmas (HGP), são alguns benefícios de um trabalho especial desenvolvido pelo Projeto Aconchego. O Grupo  conta com a participação da equipe multiprofissional da  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de profissionais de outros setores.  O projeto existe desde 2013 e já realizou até agora mais de 1.200 encontros, sempre acolhendo familiares conforme a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós observamos que quando a família é orientada e conhece  o trabalho dos profissionais da UTI acaba criando um laço afetivo. O Projeto Aconchego  se transformou em um  momento fraternal, com a interação que se estende à  outras famílias que passam pela mesma situação", explicou a psicóloga que atua há sete anos na UTI, Júnia Cristina Gomes.

A psicóloga acrescenta ainda que ''no projeto Aconchego não focamos nos diagnósticos individuais do paciente e sim em um espaço em grupo. O familiar  quando chega está num estado emocional de muito sofrimento e dor e ao  passar os dias ele vai sofrendo menos e focando no que precisa ser feito e assim contribui com a nossa equipe multiprofissional durante o tratamento do paciente.  É interessante ressaltar que quando pensamos em iniciar este  projeto o nosso objetivo era apenas ajudar as famílias dos pacientes,  nós não sabíamos o quanto este trabalho faria a diferença para eles. É gratificante!”, disse entusiasmada.

Familiares que participam do projeto se sentem acolhidos e com confiança no tratamento realizado. Clarice de Souza foi visitar o pai, internado na UTI e relatou que o pai “está bem cuidado, os profissionais são muito bons”. Brenda Fortaleza, que está com mãe internada, descreve que os participantes do projeto viram uma família.  “Todo mundo se ajuda, um acompanhante se preocupa com outro, um vai acalmando o outro. Aqui me sinto acolhida”, declarou Brenda.

A acompanhante Lisanete Machado Lima, também participou do projeto quando seu esposo estava internado na UTI, vítima de acidente de trânsito. “Cheguei aqui, recebi total apoio da equipe multiprofissional e comecei a participar do Projeto Aconchego. É um espaço importante onde familiares recebem informações dos profissionais. Tive a oportunidade de interagir com outros acompanhantes  que chegaram na UTI. Eu estava sozinha longe da família e de casa. O projeto foi meu chão!”, destacou.

Sobre UTI
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) atende pacientes críticos em estado grave e com risco de morte, de todas as especialidades médicas, desde pneumonias graves à paciente politraumatizado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira