Sunday, 29 de November de 2020

SAÚDE


HGP

Projeto Cuidando de Quem Cuida completa três anos com mais de mil atendimentos

20 Oct 2020
Luciana Barros Projeto Cuidando de Quem Cuida completa três anos com mais de mil atendimentos

O Hospital Geral de Palmas (HGP) criou há três anos o projeto "Cuidando de Quem Cuida", desenvolvido pelo setor de Humanização, que vem fazendo a diferença para os diversos servidores na unidade. A iniciativa já realizou mais de mil  atendimentos, beneficiando profissionais de vários setores do hospital.

Por intermédio do projeto, os servidores tem acesso a escuta especializada, acolhimento, suporte psicológico, terapias holísticas (massagens, acupuntura, hipnose clínica, barras de access e leitura biológica), trabalhos em grupo, rodas de conversa entre outras atividades de valorização ao trabalhador.

A responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, afirma que “contamos com profissionais, psicólogos, terapeutas, voluntários entre outros que nos ajudaram a tornar realidade este projeto na nossa unidade. Estes serviços ofertados pelo projeto 'Cuidando de Quem Cuida', segue a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, vêm no intuito de desenvolver várias ações com o objetivo de promoção à saúde, e prevenção do adoecimento psíquico e  proporcionar uma  qualidade de vida,  dos nossos trabalhadores, que atuam na assistência ao cuidado do  usuário do SUS”, destacou.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, “temos a oportunidade  de ofertar uma atenção especial, levando bem estar e humanização aos profissionais que se dedicam incansavelmente no cuidado aos pacientes”, enfatizou.

Desde a sua criação, o atendimento psicológico é um dos serviços disponíveis pelo projeto. Durante a pandemia tem sido ofertado cuidados especiais aos diversos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, com plantão psicológico de segunda à sexta-feira, na sala de atendimento ao servidor (piso 2) ou "online".

Com o passar do tempo outras terapias foram agregas ao projeto, como conta a fisioterapeuta especialista em microfisioterapia, Amanda Freire: "Com o atendimento da terapia holística,  barras de access e a nova medicina germânica, nós conseguimos oferecer alívio de depressão, ansiedade e tensões e reagir o fisiológico. Muitas doenças tem ligação com campo emocional e aqui com estas terapias a gente consegue acessar. O atendimento dura em média 45 minutos a  uma hora", explicou.

Já a servidora Julia Ribeiro realiza a terapia holística. "Há um momento de relaxamento e é maravilhoso. Eu sinto confiança  com a profissional, além disso, é ofertado um espaço de escuta”, afirmou.

Os servidores interessados podem agendar o atendimento no setor de Humanização pelo telefone (63) 3218 -7898.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Livrarias lançam campanha para atrair leitores para lojas físicas

Afetadas pela pandemia, livrarias ainda esperam retorno de clientes




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira