Tuesday, 18 de September de 2018

Tuesday, 18 de September de 2018

SAÚDE


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

21 Feb 2018    16:06
Nielcem Fernandes Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, Região do Bico do Papagaio, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde.

Juntas as Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios envolvidos têm o intuito de conscientizar a população local e das regiões vizinhas sobre a importância do combate, diagnóstico e tratamento da doença. A carreta possui cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase para detecção e diagnóstico da doença.

A Gerente das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, Hájussa Garcia, explicou que além de diagnosticar novos casos, a carreta também acompanha os pacientes que já fizeram o tratamento.“O atendimento é feito pelos médicos da atenção primária por meio da realização do exame na pele e nos nervos. Caso seja confirmado o caso de hanseníase, a medicação é oferecida pelo SUS gratuitamente. O tratamento pode durar de seis meses a um ano nos casos mais graves. Durante e após o tratamento, os pacientes serão acompanhados pela Unidade Básica de Saúde do município, em casos de difícil manejo , as referências estaduais e municipais estão preparadas para atender esses usu& aacute;rios  ”.

Ainda segundo a gerente, os municípios por onde a carreta vai percorrer se organizaram para ofertar a população outros serviços de atenção básica em saúde como DST/HIV, Hipertensão, atualização do cartão de vacinas e imunização por exemplo.  

Ao lado do prefeito de Esperantina, Armando Alencar da Silva, do secretário municipal de saúde, Antônio José Rodrigues Oliveira, e de outros servidores, Marcos Musafir prestigiou o lançamento do projeto que vai percorrer por 20 cidades tocantinenses até o dia 06 de abril. Ele reiterou a importância do diagnóstico precoce e destacou os pontos fundamentais dessa ação.

"O projeto de detecção precoce da hanseníase e a qualificação do tratamento é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde, e traz para 20 municípios tocantinenses uma ação de promoção da saúde e prevenção da hanseníase. Essa carreta vai contribuir para a melhoria do monitoramento e acompanhamento dos pacientes que forem detectados durante a ação.

Ele elogiou a mobilização que resultou na participação de boa parte da população de Esperantina. “Centenas de pessoas participaram e será um sucesso no Tocantins. Com isso, o Estado vai melhorar a organização na assistência desse agravo à população” disse.

Ações

O projeto Roda Hans vem ganhando a adesão e a confiança de parceiros públicos e privados desde 2009. O prefeito de Esperantina destacou a importância da ação. “É importante diagnosticar e tratar a população para evitar os estigmas. A partir do início do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença. A carreta é importante para descobrir a hanseníase, que se não tratada, pode evoluir de forma traumática. Nós temos altos índices da doença e nosso dever é combatê-la no dia-a-dia inclusive com eventos dessa natureza” declarou. 

Atendimento

A população que compareceu em número significativo, aprovou a ação. Para o lavrador José de Sousa Menezes, a chegada da carreta foi importante por que segundo ele, na cidade já houve vários casos da doença. “Graças a Deus eu fui muito bem atendido, toda equipe muito atenciosa” disse.  

A dona de casa, Antônia Flavia Barros de 34 anos, também viu com bons olhos o atendimento na cidade. “Eu gostei do atendimento e estou aguardando para investigar uma mancha na perna da minha filha” pontuou.

O Doutor Marcos Roberto de Matos, um dos médicos da rede municipal, responsáveis pelo atendimento ofertado na carreta disse que o combate à doença é fundamental. “Nós temos uma doença histórica, temos condições e meios para eliminá-la. Lutar contra essa mazela que tem a ver com estrutura sócio econômico e financeira é importantíssimo para a saúde da população em geral e para o Brasil como um todo. Uma vez que temos essa doença tão antiga, ao combatê-la, podemos melhorar a representação do país no cenário mundial” argumentou. 

Cronograma

Confira o calendário de atendimento da Carreta no Estado:

21 de Fevereiro Praia Norte; 23 de Fevereiro Maurilândia; 26 de Fevereiro Aguiarnópolis; 28 de Fevereiro Carmolândia; 02 de março Pau D’arco; 05 de março Dois Irmãos; 07 de março Abreulândia; 09 de março Oliveira de Fátima; 12 de março Santa Rita; 14 de março Dueré; 16 de março Araguaçu; 19 de março Arraias; 21 de março Novo Alegre; 23 de março Ponte Alta do Bom Jesus; 26 de março Porto Alegre; 28 e 29 de março São Valério; 02 de abril Silvanópolis; 04 de abril Lagoa do Tocantins e 06 de abril em Palmas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

46

PARABÉNS!
PARABÉNS!

44

BOM
BOM

51

AMEI!
AMEI!

46

KKKK
KKKK

48

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

40

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

37

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Roda Hans Carreta da Saúde Estado

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Cirurgias

Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia.

Saúde

Gestão Carlesse amplia em 100% quantidade de novos leitos de UTI em Gurupi

Carlesse afirma que mesmo governando há pouco tempo o Tocantins e que, mesmo diante das dificuldades financeiras, não tem deixado de lado o cuidado com a população.



Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça

Constatadas as irregularidades, o magistrado determinou a imediata suspensão da veiculação da propaganda de Amastha e estipulou multa diária de R$ 10 mil por inserção.


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões

Além disso, o Governo do Tocantins autorizou o Consórcio Dianópolis a reiniciar as atividades de construção das obras complementares de drenagem no canal CP1 e nos setores hidráulicos da área piloto do Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Manuel Alves.


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação

Bernadete, que é educadora, afirmou que a Carta vem ao encontro do seu programa de governo, no qual destaca a educação como prioridade.


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna


Palmas

Colégio Interação promove noite de pizza e momento de confraternização para pré-vestibulandos


Educação

Projetos são classificados para o prêmio Professores do Brasil


Visitas

Pacientes do Hospital Infantil de Palmas recebem visita de atletas da CBV



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira