Monday, 26 de August de 2019

SAÚDE


Cirurgia bariátrica

Qualidade de vida do paciente e custos da diabete tipo 2 são temas de encontro entre principais especialistas do país

05 Apr 2019    14:40
Divulgação Qualidade de vida do paciente e custos da diabete tipo 2 são temas de encontro entre principais especialistas do país

A cirurgia bariátrica é grande aliada na luta contra obesidade. Efeitos e consequências são temas de discussão constante entre especialistas e foram assuntos do 1º Encontro de Líderes em Cirurgia Bariátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que aconteceu no último sábado (30/03), no hotel Unique, em São Paulo.

"É importante destacar que o diálogo médico-paciente é importantíssimo para a adesão à terapias e condutas pós-operatórias", esclarece Dr. Karl Miller, referência internacional no assunto e um dos pioneiros no procedimento via laparoscopia. "Os cirurgiões devem se atualizar sobre técnicas e precisam estar preparados para uma relação humanizada com seus pacientes", finaliza.

Colelitíase pós-bariátrica

Das consequências os riscos pós-operatórias, os especialistas ressaltaram a importância da avaliação de risco para a colelitíase em pacientes. Segundo Dr. Luís Vicente Berti, cirurgião bariátrico e membro da SBCBM, a formação de pedras na vesícula ocorre em cerca de 35% dos indivíduos que passaram pela cirurgia. A alta incidência de cálculos é resultado das alterações da composição da bile, procedentes da rápida perda de peso.

Dr. Berti comentou ainda sobre as recém-lançadas "Diretrizes sobre a Colelitíase associada à Cirurgia Bariátrica", da SBCBM, que aponta para a possibilidade de redução do risco de formação de cálculos através do uso de terapias logo após o procedimento cirúrgico.

Segundo ele, a terapia restabelece a solubilidade do colesterol, diminuindo a possibilidade da doença, mas, reforça que, em pacientes com cálculos presentes e sintomáticos, a retirada é necessária.

Diabetes tipo 2

Outro destaque foi o debate sobre diabetes tipo 2. "Atualmente, 25% dos obesos no mundo sofrem com diabetes e a maioria não têm diagnóstico", pontuou Dr. Miller.

Segundo ele, esta é uma emergência global que pode ser contida com a adoção da cirurgia metabólica, que permite o controle da doença e melhora da qualidade de vida.

Miller também falou sobre a diabetes no Brasil, tratamentos e o impacto na redução dos custos de terapêutica a médio e longo prazo.

Fone: (11) 5095-3890

FONTE Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira