Sunday, 18 de February de 2018

Sunday, 18 de February de 2018

SAÚDE


Brucelose

Reunião discute avanços com ampliação do uso da vacina RB51 contra brucelose

10 Aug 2017

Dinalva Martins / Governo do Tocantins, 10 de agosto de 2017
 
Cerca de 100 convidados, entre médicos veterinários da iniciativa privada e inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam da reunião sobre o controle e erradicação da brucelose, nesta quarta-feira, 9, em Palmas. Na pauta, entre os principais assuntos abordados está a Instrução Normativa nº 10 de 2017, que permite ao produtor rural a utilização da vacina RB51 também em fêmeas bovídeas entre três e oito meses de idade. 
 
Anteriormente, as fêmeas entre três e oito meses de idade eram vacinadas obrigatoriamente com a Cepa B19. A Cepa RB51 só era permitida quando o produtor deixava de vacinar o rebanho na fase citada, após ser notificado e multado. "É um grande avanço na sanidade agropecuária e uma inovação, que vem de encontro à evolução que o setor vivencia. A RB51 garante mais proteção ao rebanho sem interferir nos resultados dos exames, e consequentemente previne a doença nos consumidores", disse a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca.
 
Durante a palestra, o cientista-técnico, de renome internacional em brucelose, Dr. Luís Ernesto Samartino, doutor em Microbiologia Veterinária (Brucelose) pela Universidade de Louisiana-EUA, abordou o contexto mundial sobre a doença e explicou que a principal vantagem em adotar a RB51, além da economia e a garantia de eficácia, é a praticidade, pois ela só precisa ser aplicada uma única vez durante a vida do animal. "Já é uma tendência mundial a substituição pela RB 51, os Estados Unidos utilizam a vacina em 100% do rebanho, a exemplo do México e do Chile que também vem caminhando para isso", destacou.
 
O médico veterinário da Fundação Bradesco, Luiz Antero Seixas, disse que o debate foi esclarecedor pela formação de opiniões. "A vacina facilita o manejo reprodutivo na seleção de reprodução, e fornece uma segurança maior evitando perdas expressivas com abortos dos animais", ressaltou. O representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Marcelo Fonseca, complementou que o alinhamento dessas discussões com o setor privado e público visa o desenvolvimento do Estado. "Com a união de conhecimentos conseguimos o crescimento que almejamos", disse.
 
O representante da MSD Saúde Animal ( fabricante da vacina), Josely Sobreira da Silva,  falou dos avanços e desafios na busca pela inovação através do conhecimento. "Produzimos a RB51, que é uma vacina de tecnologia avançada, muito utilizada no mundo, para adequar as exigências nacionais e internacionais, uma vez que, muitos países têm conseguido erradicar a brucelose com essa vacina", pontuou.
 
Na oportunidade também foi discutido as ações de vacinações, saneamento do foco de brucelose, vigilância epidemiológica, controle de trânsito de bovinos e bubalinos, conceitos gerais sobre a vacinação, entre outros.
 
Da superintendência Federal da Agricultura (SFA-TO) participaram o superintendente, Rodrigo Guerra e a auditora, Anâra Rúbia Martins. 
 
Como fica
 
Com as mudanças nos procedimentos de vacinação, a responsável técnica do PECEBT, Carolina Silveira, explicou que a gestão da Adapec estará se reunindo para estudar mudanças na estratégia de vacinação do Tocantins, visando permitir o que preconiza a legislação federal com a publicação da IN nº 10/2017, que é a possibilidade de substituição da utilização da cepa B19 em fêmeas de 3 a 8 meses pela vacina RB 51. 
 
As bezerras bovinas e bubalinas, que forem vacinadas entre três e oito meses de idade com a amostra B19 passarão a ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação no lado esquerdo da cara, podendo ser utilizado ferro candente ou nitrogênio líquido. Já as bezerras bovinas que forem imunizadas com a amostra RB51, entre três e oito meses de idade, deverão ser identificadas apenas com um V na face esquerda, além de outras mudanças.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira