Friday, 18 de September de 2020

SAÚDE


Serviço

Saúde divulga webconferência sobre HPV no Tocantins

08 Sep 2020
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins Saúde divulga webconferência sobre HPV no Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Gerência de Imunização divulga webconferência, que ocorrerá nesta quarta-feira, 09, às 15h, através da plataforma Google Meet, com o intuito de informar a população sobre a importância da vacinação contra o vírus HPV.

 “É importante falarmos sobre essa temática porque a procura pela vacina no nosso Estado está muito baixa, e um dos principais motivos dessa baixa é justamente o tabu acerca do assunto, todos esses mitos e fake news que envolvem o vírus HPV, precisam ser desmistificados, afinal a intenção da imunização é a prevenção de doenças”, disse Diandra Rocha, gerente de Imunização da SES.


A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com o esquema de duas doses para ambos os sexos com intervalo de seis meses após a primeira dose. O principal foco da vacinação nas meninas é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva vaginal e anal, além de infecções causadas pelo vírus, lesões pré-cancerosas e verrugas genitais. Já nos meninos a vacina protege contra cânceres de pênis, garganta e ânus e também doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.


Para o médico Cirurgião Oncológico, do Hospital Geral de Palmas (HGP), “a faixa etária estabelecida para a vacinação é justamente para proteger os meninos e as meninas antes mesmo do início da vida sexual, afinal sabemos que o maior meio de transmissão do vírus é através de contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, mas sabemos também que o vírus pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Então o quanto antes serem imunizados, maiores as chances de prevenção”.

 

Até o momento em 2020 foram aplicadas 17.174 doses nos meninos o que corresponde a 28,26% da cobertura e 49.731 doses aplicadas nas meninas, o que corresponde a 57,90% da cobertura. A meta do Estado do Tocantins é imunizar 80% do público alvo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Incêndios

22º Batalhão de Infantaria do Exército realiza deslocamento de tropa e meios para combater os focos de incêndios florestais no Parque Estadual do Cantão

A população local das áreas atingidas pelo fogo tem apoiado as ações dos brigadistas, contribuindo decisivamente para o sucesso da missão.

Saúde

Tocantins registra 640 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 188.144 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 61.683 casos confirmados. Destes, 44.011 pacientes estão recuperados, 16.832 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 840 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira