Monday, 06 de April de 2020

SAÚDE


Campanha

Saúde inicia campanha de vacinação contra Sarampo nesta segunda, dia 10

08 Feb 2020
Nielcem Fernandes - Governo do Tocantins Saúde inicia campanha de vacinação contra Sarampo nesta segunda, dia 10

Devido à circulação do vírus do Sarampo no país, com registros em vários estados brasileiros e a necessidade de manter a população do Tocantins protegida, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) iniciará nesta segunda-feira, 10, a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra Sarampo. O objetivo da campanha é resgatar pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos que ainda não foram vacinadas ou que estejam com o esquema de vacinação incompleto.

 A gerente de Imunização da SES, Elaine Dias da Silva, explica que a vacina Tríplice Viral está dentro do calendário básico de vacinação, sendo aplicada em crianças com 12 meses e adultos jovens até 29 anos e também na faixa etária de 30 a 49 anos. “A vacina é gratuita sendo disponível em todas as unidades Básicas de Saúde e todos podem ter acesso a esta vacina em algum período da vida, facilitando a possibilidade de imunização. A preocupação do Estado está na baixa procura deixando a população vulnerável ao vírus. A campanha será seletiva, só serão vacinadas aquelas pessoas que não tem registro de vacina anterior”, explicou Elaine.

Dados

No Tocantins não há registro de casos de sarampo desde ano 2000. No Brasil em 2019 foram confirmados 18.092 casos, sendo 99,21% na região Norte. Este ano, até o dia 03 de fevereiro foram confirmados 202 casos de sarampo no país.

O Estado do Tocantins notificou em 2019, 67 casos suspeitos, sendo 66 casos descartados laboratorialmente e 01 caso permanece em investigação (aguardando resultado laboratorial). Em 2020, dos 06 casos notificados, 02 foram descartados e 04 ainda permanecem em investigação laboratorial.

 

A Doença

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (manchas na pele), altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar ao óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias

Neste ano, esta é a segunda vez que o Governador vai ao local


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira