Monday, 10 de December de 2018

SAÚDE


Cirurgias

Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

17 Sep 2018    14:56
Divulgação Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

Dezoito pacientes foram beneficiados com o mutirão de cirurgias do aparelho digestivo no Hospital Geral de Palmas (HGP) neste sábado e domingo, dias 15 e 16. A iniciativa busca reduzir a lista de espera dos pacientes eletivos, aqueles que não têm risco eminente de morte, não urgentes, mas que necessitam de cirurgia. Ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a equipe do Hospital Geral de Palmas e integra o projeto Opera Tocantins.

 

Segundo o médico coordenador de cirurgias do aparelho digestivo do HGP, Itágores Hoffman I, foram feitas quatro colecistectomia (vesícula), sete cirurgias de hérnia inguinal e sete de hérnia umbilical. “Com o avanço e difusão da cirurgia de videolaparoscópica, o procedimento é minimamente invasivo, de menor trauma cirúrgico, permitindo que o paciente se recupere mais rápido  e possa retornar às suas atividades, além de menor dor no pós-operatório e menor risco de complicações. É o que possui de mais moderno em todo o mundo”, declarou.

 

A diretora adjunta do HGP, Renata Duran, reiterou que, além de diminuir a lista de espera, o mutirão está focado na melhor assistência ao paciente que necessita do serviço de saúde. “Esse tipo de mutirão é extremamente relevante para a sociedade e usuários que estavam aguardando essa oportunidade. Foram liberados 18 leitos, temos os melhores equipamentos e a equipe realizou as cirurgias durante a madrugada. São cirurgias de pequena complexidade e minimamente invasivas, então, o paciente não precisa de um longo período de internação e a recuperação é acelerada, com alta rápida”.

 

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia. “O problema incomodava muito na hora de fazer os serviços de casa, sinto muita dor quando pego peso e lavo roupa. Acredito que após a cirurgia consiga fazer tudo em casa”.

 

O pedreiro Djano Santos, de 41 anos, morador de Palmas, também foi beneficiado pelo mutirão. “Eu já perdi muito trabalho por conta dessa hérnia, não conseguia pegar peso, desconforto pra levantar e abaixar. Estou feliz de poder fazer essa cirurgia e levar uma vida normal.”

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

47

PARABÉNS!
PARABÉNS!

61

BOM
BOM

49

AMEI!
AMEI!

41

KKKK
KKKK

41

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

31

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

saúde mutirão eleitivas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira