Tuesday, 22 de October de 2019

SAÚDE


Palmas

Saúde retoma cirurgias cardíacas eletivas no HGP

12 Jun 2019    11:11    alterado em 12/06 às 11:11
Saúde retoma cirurgias cardíacas eletivas no HGP

Notícia boa para saúde no Estado, agora os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam por cirurgias cardíacas no Hospital Geral de Palmas (HGP) poderão realizar o procedimento na unidade. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomou as cirurgias cardíacas eletivas no Hospital e nesta segunda – feira, 10, foi realizado o segundo procedimento:  uma troca de válvula aórtica (responsável pela passagem do sangue do ventrículo esquerdo para a aorta), popularmente conhecida como troca de válvula Safena,  em um paciente de 52 anos.

“Para este tipo de cirurgia o paciente precisa estar com os exames em dia e ter indicação cirúrgica. Este procedimento tem a função de salvaguardar o coração por uma possibilidade de infarto ou para recuperar, quando possível, áreas com baixo fluxo sanguíneo ou até infartadas”, explicou o médico Juan Fernando Terrones Caceres, especializado em cirurgia cardíaca. “Geralmente é realizado em pacientes que possuem  capacidade  funcional, uma vida pela frente e estão com queixa de dor anginosa (dor no peito, por falta de irrigação do coração)”.

Os procedimentos foram reiniciados após esforços dos gestores da pasta e da unidade, além da coordenação do Centro Cirúrgico em adquirir materiais e insumos necessários para que as cirurgias cardíacas eletivas pudessem ser retomadas, beneficiando os usuários que aguardavam por este tipo de cirurgia.  Na última quinta-feira, ocorreu a primeira cirurgia de retorno do serviço, em um paciente de 41 anos, Neivan Ferreira, educador físico e morador de Palmas, que reagiu muito bem ao procedimento de ponte de Safena.

Após a cirurgia cardíaca, o paciente é internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde recebe todos os cuidados especiais da equipe multiprofissional e em poucos dias é encaminhado para ala de internação.

O coordenador da Cardiologia Clínica da unidade, Eurípedes Barbosa comenta sobre o retorno das cirurgias cardíacas. “É uma noticia boa! Desde 2017 não eram realizadas estas cirurgias. Nosso intuito agora é atender um volume maior de pacientes por semana, diminuindo a fila de espera por cirurgias cardíacas e evitando encaminhamentos para outras unidades”, declarou.

De acordo com o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo a retomada das cirurgias vem dar continuidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão na fila de espera. “Diminuindo a grande demanda de pacientes nesta especialidade, podemos ofertar uma melhor assistência ao paciente que necessita do HGP”, declarou.

Depoimentos

O paciente de 41 anos, Neivan Ferreira, educador físico, morador de Palmas, reagiu bem e se recupera do procedimento. O paciente está prestes a ter alta e irá para a ala de internação.  “Eu senti dores e foi necessário realizar a cirurgia, agora estou me sentindo muito bem”, declarou.

A irmã de Neivan, Ieda Ferreira, comemora e agradece aos profissionais. “Gostaria de agradecer a todos da equipe que cuidaram do meu irmão durante  a cirurgia e aos profissionais da UTI, deu tudo certo e só tenho o que agradecer. Estou muito feliz por ele”, afirmou.

Dados

Conforme o relatório estatístico do centro cirúrgico do HGP, em 2018 foram realizadas 20 cirurgias cardíacas, destas, 08 foram de urgência, 04 de emergência e 08 eletivas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira