Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

SAÚDE


Captação de órgãos

Segunda captação de múltiplos órgãos é realizada com sucesso no Tocantins

12 Sep 2018    21:56
Divulgação Segunda captação de múltiplos órgãos é realizada com sucesso no Tocantins

“Saber que evitamos o sofrimento de várias famílias, que poderão agora sorrir com mais um tempo ao lado de seus entes queridos, nos ajuda a aliviar a dor que estamos sentindo”. A declaração da camareira Neide Barbosa, que autorizou a doação de todos os órgãos possíveis de seu marido, que veio a óbito por Trauma Cromo Encefálico (TCE), em decorrência de um acidente automobilístico, demonstra o que ela mesma chama de “amor ao próximo”.

A atitude da camareira possibilitou a captação dos órgãos que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12, no Hospital Geral de Palmas (HGP), resultado da parceria entre a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO) e a Central Nacional de Transplantes. “Através dessa parceria, a equipe médica da Central Nacional, acionada pela Central Estadual vieram e retiram os órgãos que foram destinados a pacientes do cadastro nacional de transplantes”, explicou a gerente da CETTO, Suziane Crateús, acrescentando que os órgãos doados no Tocantins, beneficiam pacientes da fila do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país.

Para a médica, responsável técnica pela CETTO, Donilda Moreira Rodrigues “neste momento estamos colhendo resultados de uma longa trajetória, com várias áreas e profissionais envolvidos e principalmente com a atuação ímpar da família, que autoriza a doação. As famílias nunca falam sobre morte e por isso, quando alguém morre, as pessoas acabam não autorizando a doação, por não saber se isso era a vontade de quem partiu”, explica.

A não expressão da vontade, não foi obstáculo para Neide Barbosa. “Nunca falamos sobre morte, jamais imaginaríamos que meu marido fosse partir com 48 anos, mas como ele era uma pessoa que sempre se doava ao próximo, conversei com nossos três filhos e resolvemos doar o máximo de órgãos possível e tenho certeza que esta seria a vontade dele, continuar servindo a quem precisasse”, destacou.

Graças à sensibilidade de Neide, outros pacientes serão agora beneficiados com fígado, rins, válvulas cardíacas e córneas, captadas com sucesso. “Saber que estes órgãos que não teriam, mas utilidade para meu marido irão ajudar outras pessoas a continuarem vivendo, nos dá um sentimento de leveza e paz espiritual imensurável”, destacou a camareira, acrescentando que “desejo que todas as pessoas que passem pelo que estou passando, tenha esta atitude e garanto que jamais se arrependerão, pois não tem como se arrepender de fazer o bem”.

Transplantes no Estado

Ligado à CETTO, o Tocantins também dispõe de um Banco de Olhos Público (BOTO), em funcionamento desde dezembro de 2016 e junto a ele o serviço de transplante de córnea. Desde que foi implantada a CETTO, já foram realizado 105 transplantes de córnea no serviço público e privado, 73 Doação/transplantes de córneas.

Com os serviços de transplantes de múltiplos órgãos ainda não implantados no Tocantins, a CETTO realiza a gestão do processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos no âmbito estadual, com a captação de doadores e a comunicação à Central Nacional, da disponibilidade dos órgãos.  Com as duas captações de múltiplos órgãos, já realizada no Tocantins, foram viabilizados atendimentos a 11 pessoas que aguardavam nas filas nacionais de transplante.

Doação

Quando um paciente evolui para o quadro clínico de morte cefálica, a Comissão Intra-hospitalar para a Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes do HGP, entra em contato com a família para verificar se existe o interesse em realizar a doação dos órgãos. Se a família concordar com a doação, é realizado o processo de validação do doador, com realização de exames específicos.

Com o paciente validado, a CETTO comunica a  Central Nacional de Transplantes, que verifica qual Estado aceita os órgãos e providencia a logística da equipe que os retira e leva até o receptor.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

13

AMEI!
AMEI!

13

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

13

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

saúde tocantins doação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira