Monday, 21 de October de 2019

SAÚDE


Saúde

Sesau prepara municípios para controle da meningite

25 Sep 2012

Diante do surto de meningite na cidade de Balsas (MA), a Sesau - Secretaria de Estado da Saúde realiza uma ação concentrada em Araguaína e nos municípios tocantinenses que fazem divisa com a região para fortalecer as ações de prevenção à meningite entre a população. A ação acontece nessa região por considerá-la uma área de risco. Mas, em reconhecimento que aquela região não seja a única porta de entrada de casos no Tocantins, a Sesau está reforçando o alerta para todos os municípios do Estado.

A orientação é que quando for detectado algum caso suspeito e/ou confirmado, o município deve prestar e/ou encaminhar o paciente a um serviço de assistência hospitalar. Além da busca pelos contatos íntimos para realizar quimiprofilaxia (meios para evitar contaminação e propagação da doença) nos casos de doença meningocócica (Neisseria) e nas meningites por Haemophilus, até 10 dias após exposição, com o intuito de evitar outros casos em parentes ou amigos próximos.

Para a diretora de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da Sesau, Adriana Cavalcante, é fundamental que as equipes de vigilância epidemiológica dos serviços de saúde e dos municípios estejam atentas à ocorrência de casos suspeitos para instituir medidas de prevenção e controle em tempo oportuno.

"Recomendamos à população que evite aglomerações em ambientes fechados, a higiene corporal e do ambiente, evitar contado direto e exposição às gotículas de saliva do doente (eliminadas ao falar, tossir, espirrar, etc), além de manter os ambientes domiciliares, escolares e ocupacionais bem ventilados; manter o cartão de vacina atualizado para crianças de até dois anos e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde frente à suspeita da doença," orienta a diretora.


Meningite

Pessoas de qualquer idade são suscetíveis à meningite, por ser uma doença que é transmitida pelas vias aéreas. A transmissão se dá através de secreções respiratórias, sendo fundamental o contato íntimo com o doente, sendo que os sinais e sintomas são: febre alta, cefaléia intensa, vômitos, rigidez de nuca, confusão mental e sinais de irritação meníngea.


Vacina

As vacinas anti-meningocócica são sorogrupos específicas, sendo necessário o conhecimento do sorogrupo para indicar a vacinação. Assim, a indicação de vacinas anti-meningocócica de bloqueio é recomendada somente quando se verificar um aumento do número de casos de doença meningocócica para além do esperado em determinado local e época (surtos).


(Fonte: Agência Brasil)

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira