Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

SAÚDE


Tocantins

Tocantins adere à campanha contra Tuberculose e mobiliza municípios para estratégias de controle

15 Mar 2018    13:18
Tocantins adere à campanha contra Tuberculose e mobiliza municípios para estratégias de controle

A Secretaria de Estado da Saúde está mobilizando profissionais de saúde da rede básica para a realização de Campanhas de Intensificação de Sinais e Sintomas da Tuberculose, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março. As ações de vigilância propostas nos municípios estão acontecendo desde o dia 01 de março e vão se estender até o mês de abril, conforme estrutura local.

O intuito é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas e incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos, realização de exames de escarro e realização de exame dos contatos entre os registrados; divulgar a oferta de tratamento completo no SUS e promover atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença.

Ações

A área de Assessoramento de Tuberculose tem desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de controle, entre elas está a divulgação do Dia Mundial, a promoção da pesquisa de Sintomáticos Respiratórios (SR) 2018 realizada pelas equipes de saúde da família, busca ativa de Sintomáticos Respiratórios nos domicílios, encaminhamento dos que apresentam sintomas para as Unidades Básicas de Saúde visando ao diagnóstico precoce da doença, assessoria aos programas municipais de controle da tuberculose, treinamento em serviço nos municípios, monitoramento e avaliação dos indicadores epidemiológicos e operacionais e avaliação aos 139 municípios do Estado.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch) que afeta principalmente os pulmões, podendo afetar outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.

Os sintomas são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, fraqueza e prostração.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.

O diagnóstico é feito pelo exame do escarro, chamado de baciloscopia de escarro ou pela Cultura para BK (Bacilo de Koch) ou pelo Teste Rápido Molecular pra Tuberculose/TRM-TB, totalmente gratuito. 

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os medicamentos possuem apresentação na modalidade de Dose Fixa Combinada/DFC, ou seja, os 4 medicamentos na primeira fase (2 meses) estão combinados num único comprimido e os 2 medicamentos na segunda fase (4 meses) estão combinados num único comprimido. De acordo com o peso do paciente, calcula-se a quantidade de comprimidos a serem ingeridos.

O tratamento é gratuito e está disponível em toda a rede básica e hospitalar do Estado.

Prevenção

Utiliza-se a vacinação BCG, prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos não vacinadas, com obrigatoriedade para menores de 1 ano.

A prevenção também inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

143

PARABÉNS!
PARABÉNS!

133

BOM
BOM

72

AMEI!
AMEI!

43

KKKK
KKKK

42

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

31

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tuberculose Saúde Prevenção

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Pará

Tocantins participa de reunião sobre a mosca da carambola no Pará

O objetivo é discutir o contexto internacional da Defesa Sanitária Vegetal para prevenção e erradicação da praga, que é uma das espécies de moscas-das-frutas, que pode causar grandes prejuízos econômicos à fruticultura


Saúde

“Vou tomar gotinhas de vida”, diz João Gibertto, que iniciou o tratamento contra AME após ação da Defensoria

Um dia após o aniversário de três anos, João Gilbertto Rocha de Oliveira tomou, no último dia 16, a primeira dose do Nusinersen (Spinraza), medicamento necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME)


Kátia Abreu

Kátia Abreu fará relatório contrário ao projeto de transposição do Rio Tocantins

Após audiências públicas, relatora afirmou que não há justificativa técnica para a obra


PreviPalmas

Cresce cobrança por instauração da CPI do Previpalmas pelos vereadores de Palmas


Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira