O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Medidas

07/02/2020

Tocantins alinha estratégias para controle do novo coronavírus

Secretário da Saúde participou nesta quinta-feira, 06, de reunião no Ministério da Saúde onde discutiu ações de prevenção, vigilância e assistência contra o novo vírus

Representandoo Tocantins, o secretário de Estado da Saúde (SES/TO), Dr. Edgar Tolliniparticipou nesta quinta-feira, 06, em Brasília, de reunião com todos os estadosda federação e o Ministério da Saúde para alinhar estratégias e discutir detalhesdos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção,vigilância e assistência para eventuais casos do novo coronavírus no Brasil. Areunião foi conduzida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e contouainda com secretários de saúde das capitais de todo o país.

Antesdesta agenda, em reunião com o Secretário de Vigilância em Saúde, WandersonOliveira, e todos os secretários estaduais de Saúde, Edgar apresentou o planode contingência e ações tomadas no Tocantins, relatando o caso suspeito queocorreu no município de Porto Nacional. “O Estado foi elogiado pela condução docaso suspeito, agimos sem trazer alarde para a população e de forma oportuna,soubemos trabalhar em um momento que qualquer informação ou notícia equivocadapoderia causar grandes transtornos para nossa população”, disse o secretário.

Nareunião com secretários desaúde dos estados e capitais de todo o país para tratar sobre a situação donovo coronavírus da China, o ministro da Saúde enfatizou a união de todos neste momento, “nósprecisamos falar a mesma língua e estamos entrando com ações de alto impacto naárea de vigilância. Trabalhando com vários cenários, porque cada estado tem umapeculiaridade”, falou Mandetta.

Hospitais

Nestaquinta-feira, 06, a SES, por meio da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias,  também reuniu todos os diretores gerais e diretorestécnicos dos hospitais estaduais para apresentação e discussão do Plano deContingência do novo Coronavírus, desenvolvido pela equipe técnica dapasta, , que visao possível manejo de pacientes infectados por Coronavírus, no Tocantins. Assim,os diretores se atualizaram quanto à informações pertinentes, bem comoreceberam orientações sobre perfil, encaminhamento e manejo de pacientes.

Dados

O Ministério da Saúde atualizounesta quinta-feira, 06, as informações repassadas pelas Secretarias Estaduaisde Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil.Agora, nove casos se enquadram na atual definição de caso suspeito paranCoV-2019. Os casos suspeitos estão sendo monitorados nos seguintes estados:Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e RioGrande do Sul (3).

Os casos suspeitos do Tocantins jáforam descartados, o paciente oriundo da Alemanha e sua filha, que estavaminternados no Hospital Regional de Porto Nacional (HRNP), já receberam altahospitalar, no dia 04, por melhora clínica e serão acompanhados pela SecretariaMunicipal de Saúde de Porto Nacional, para continuidade de tratamento do vírusda Influenza A - H1N1.

Assuntos Relacionados
#Saúde#coronavírus
Confira Também
Palmas em alerta

Nova atualização do índice de infestação de mosquitos aponta 135 municípios em alerta para dengue

Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

Saúde

DPE-TO e MPE questionam cortes de recursos da saúde pública e pedem devolução de quase R$ 100 milhões

Indenização

DPE conquista na Justiça indenização para mãe de bebê que faleceu à espera cirurgia de cardiopatia

Multa

Decisão impõe multa ao secretário estadual da Saúde e o obriga a oferecer cirurgia a paciente idosa em estado grave