Friday, 23 de August de 2019

SAÚDE


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

12 Jun 2019    11:24    alterado em 12/06 às 11:24
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Diretora de Atenção Primária, está realizando nos dias 11 e 12 de junho o Encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do Tocantins. A ação acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Palmas e tem o objetivo de construir coletivamente uma agenda de fortalecimento da Atenção Primária nos territórios. Gestores e técnicos de todas as regiões de saúde do Estado do Tocantins estão participando da ação.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Laudecy Alves do Carmo, explicou que esta é uma ação nacional realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais. “É uma ação que está sendo realizada com encontros em todo Brasil. No ano passado foram realizados 17 encontros e nesse ano a previsão é da realização de mais 10”, disse.

A diretora ressaltou também a importância do encontro para os gestores estaduais e municipais. “Essa ação responde a um anseio do Estado, reunindo os gestores e coordenadores de atenção básica para estarmos discutindo a atenção primária. Temos a necessidade deste fortalecimento que melhora a resolubilidade da área. Isso é o que todos os três entes: Município, Estado e União desejam, a melhoria do cuidado para os usuários do SUS”, concluiu.

Caroline Martins José dos Santos, representante do secretário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde, afirmou que tornar a Atenção Primária mais resolutiva é uma das prioridades do Ministro Luiz Henrique Mandetta. A gestora participou da primeira exposição dialogada, abordando o tema A Política Nacional de Atenção Básica e a Estratégia de Saúde da Família para o Fortalecimento da Atenção Primária no Tocantins.

Também compuseram a mesa de abertura o secretário Municipal de Saúde, Daniel Borini, a senhora Maria das Dores Abreu Farias, secretária Municipal de Saúde de Sítio Novo, representando o Conselho Municipal de Secretarias, o coordenador Geral do Núcelo Estadual do Ministério da Saúde do Tocantins, Relmivan Rodrigues Millhomem e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira