Saturday, 20 de July de 2019

SAÚDE


Destaque

Tocantins tem segunda menor incidência de tuberculose do Brasil

24 Mar 2015

No ano de 2013, foram 206 casos notificados em todo o Estado. Em 2014, o número de notificações caiu para 192 casos e em 2015, entre os dias 1º de janeiro e 23 de março, foram registrados 35 casos de tuberculose em todo o Estado. A importância do tratamento precoce é lembrado nesta terça-feira, 24 de março, considerado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Com o intuito de garantir o diagnóstico precoce da doença, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), orientou as secretarias municipais a oferecerem nas unidades de saúde orientações com o intuito de permitir que mais pessoas entendam os sintomas e o modo de transmissão da doença.

Além disso, a partir do próximo dia 6 de abril vão ocorrer visitas de supervisão e assessoramento técnico com médicos e profissionais de enfermagem dos municípios de Taguatinga, Lavandeira e Conceição do Tocantins. A proposta é capacitar em serviço os profissionais e realizar visitas de orientação técnica em laboratórios de referência, realizar atividades de educação continuada com agentes comunitários de saúde e avaliação de prontuários, entre outras atividades

No Tocantins, a taxa de incidência da doença é de 11,2 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, bem inferior à taxa de incidência média brasileira que é de 33,5 casos para cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o ministério, em relação às capitais brasileiras, Palmas apresentou a menor taxa de incidência, com 7,9 casos de tuberculose registrados a cada grupo de 100 mil habitantes. A incidência média entre as capitais é de 53,7 casos para cada 100 mil habitantes.

Transmissão e sintomas

A tuberculose é transmitida pelo contato com gotículas expelidas pelo portador da doença através da tosse, do espirro e da fala. "Os sintomas mais comuns são tosse há pelo menos três semanas, febre baixa, geralmente no fim da tarde, suores noturnos e perda de peso. A orientação é que a pessoa procure o mais rápido possível a unidade de saúde de referência para realizar o exame, que é gratuito. O tratamento é todo via oral e é oferecido somente na rede pública de saúde", esclarece Myria Coelho Adati, assessora especial da Área Técnica Estadual da Tuberculose.

Nos casos em que o indivíduo portador faz parte de população privada de liberdade, é portador do vírus HIV, indígena ou vive em situação de rua, a tosse por mais de duas semanas já precisa ser investigada.

"O tratamento dura seis meses e deve ser cumprido por completo para garantir a interrupção da transmissão do bacilo causador da doença e a completa cura do paciente", explica Pricilla Bonfim, enfermeira da Área Técnica Estadual da Tuberculose. Na fase inicial, o paciente toma um comprimido contendo quatro medicações por dois meses e nos quatro meses finais toma um comprimido contendo duas medicações.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira