Monday, 18 de November de 2019

SAÚDE


Serviço

Vacinação contra a gripe segue até dia 22 de maio em todo Tocantins

09 May 2015

Durante todo este sábado, 9, as salas de vacina do Estado estiveram abertas para atender quem ainda não se vacinou contra a influenza, conhecida popularmente como gripe. A campanha de vacinação começou no último dia 5 e segue até o próximo dia 22 de maio.

Uma das primeiras a chegar a Unidade de Saúde da Família da Quadra 712 sul, em Palmas, onde ocorreu a abertura oficial da campanha, foi Dona Guiomar de Aguiar, de 76 anos, que contou que não perde uma campanha de vacinação. "Desde que comecei a tomar a vacina eu nunca mais tive essa gripe, por isso, quando é dia de vacinar, levanto é cedo para garantir meu lugar aqui no postinho", disse.

Outra moradora que também foi garantir que sua filha de apenas nove meses fosse imunizada contra a gripe foi Ivanilda Maria da Silva. "Trago minha filha pra evitar que ela pegue uma gripe e adoeça", destacou.

Participando da abertura oficial, o secretário de estado da Saúde, Samuel Bonilha, reforçou a chamada para que o público alvo da campanha vá aos postos de vacinação e garanta a vacina. "Nós temos um público de mais 300 mil pessoas que devem ser imunizadas. Para as Unidades Básicas de Saúde essa ação já é o começo de uma prevenção, porque essas pessoas deixam de ir para a unidade quando pega um resfriado, por exemplo. Por isso, peço que as crianças, os idosos, a população indígena venha à unidade. São mais de 350 unidades que contam com as doses", destacou.

A diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Renata Oliveira, ressaltou o trabalho dos profissionais que se empenham para garantir que o maior número de pessoas tome a vacina. "Em Palmas são 39.200 pessoas para serem imunizadas e com a ajuda de todos, com a busca ativa que é feita pelos profissionais, nós vamos conseguir atingir nossa meta. Aproveito para parabenizar toda a equipe que trabalha e agradecer ao Estado, porque nós trabalhamos juntos e em parceria vamos conseguir ter êxito", disse.

A diretora de doenças transmissíveis e não-transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ainda reforçou que o momento é de mobilização e que as vacinas vão estar disponíveis até dia 22 de maio.

Doses
Mais de 324.200 doses da vacina contra a influenza foram distribuídas entre os 139 municípios do Tocantins para atender a campanha deste ano.  A expectativa é vacinar 324.168 pessoas no Tocantins.

A vacina é oferecida gratuitamente a idosos e grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, sendo eles: crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade; indígenas, a partir de seis meses de idade; gestantes; puérperas até o 45º dia após o parto; trabalhadores de saúde; adultos a partir de 60 anos; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

Influenza
No Tocantins, este ano, não foram confirmados casos de influenza.  No ano passado, apenas três casos foram registrados em todo o Estado, que também não teve registro de óbitos por esta causa.

A influenza é uma doença viral febril, aguda, cujos sintomas incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores musculares e perda de apetite. Também são comuns sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção sem evolução grave comumente apresenta sintomas por uma semana.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira