Tuesday, 15 de October de 2019

SAÚDE


Sanidade

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto

15 Jul 2019    14:50    alterado em 15/07 às 14:50
Camila Soares Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto

Faltam 15 dias para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, que ocorrerá entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro. A previsão da Agulha Oficial (termo utilizado quando a vacinação é feita pelo serviço oficial) deverá percorrer mais de 350 retiros de indígenas e produtores rurais, com previsão de vacinar cerca de 100 mil bovinos. Para o rebanho dos indígenas, o Governo do Tocantins disponibilizará gratuitamente cerca de oito mil doses da vacina, que também será de 2 ml por animal.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem seis equipes treinadas para efetuar as atividades na Ilha do Bananal, sendo que duas ficarão em Sandolândia tendo o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), três em Formoso do Araguaia com a ajuda do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e uma na Lagoa da Confusão.

“Todos os bovinos encontrados serão vacinados, portanto a nossa meta é sempre 100% de alcance. A declaração é emitida de imediato, já que são os próprios técnicos que desempenham o ato”, explica o diretor de defesa, sanidade e inspeção animal da Adapec, Márcio Rezende acrescentando que os proprietários do rebanho são orientados a cumprir o período de carência da vacinação para o trânsito de animais.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que os profissionais estão preparados e engajados para mais uma vez colaborar com a preservação do status sanitário do Estado. “As notificações aos proprietários de rebanho na região estão sendo feitas para o agendamento da vacinação, pois eles têm que deixar o gado preso. Mesmo sendo um lugar de difícil acesso estaremos cumprindo a nossa missão”, ressalta.

No restante do Estado, as campanhas de vacinação contra a doença são realizadas nos meses de maio e novembro.

Ilha do Bananal
A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento 2020

Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Projeto, que foi encaminhado para apreciação dos deputados estaduais traz metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2020

Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas



TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira