Saturday, 21 de April de 2018

Saturday, 21 de April de 2018

ÚLTIMAS


Pedro Afonso

Palestra destaca a importância de planejar a sucessão nas propriedades rurais

21 Sep 2017

Associados da Cooperativa Industrial do Tocantins (Coapa), produtores rurais, integrantes do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC) e alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Avançado de Pedro Afonso participaram na noite dessa quarta-feira, 20, de palestra que abordou a temática "Sucessão nas propriedades e ferramentas de gestão da empresa rural".
 
Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no evento, realizado no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.
 
Ministrada pelo consultor empresarial João Paulo Prado, a apresentação teve cerca de 40 minutos e abordou a importância da "passagem do bastão", as ferramentas para melhorar a governança dentro das organizações rurais, além de tratar das novas tecnologias na gestão dos trabalhos no campo.
 
Para o consultor João Paulo Prado, a sucessão de lideranças de uma empresa rural é um processo que exige uma série de avaliações internas e tomadas de decisões que precisam ser discutidas com toda a família, para que não haja dificuldades nessa transição.
 
"A sucessão é um tema que cria certo melindre nas pessoas envolvidas, mas é algo que precisa ser debatido, para que ela aconteça da melhor forma. Para isso é necessário fazer um processo de forma transparente com diálogo entre os filhos e a família, para que o sucesso do negócio seja mantido", afirmou o consultor.
 
Conforme João Paulo, apenas 30% das empresas chegam a sua segunda geração, dessas apenas quatro a cada 100 conseguem chegar até a quarta geração. "Isso é algo que pode ser mudado, temos um número de empresas muito grande que acabam com menos de 10 anos. É através da sucessão de forma correta que podemos mudar essa realidade", destacou João Paulo.
 
O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, recém-chegado de uma visita técnica à Europa, acredita que a palestra foi um importante momento e trouxe mais informações aos cooperados e demais participantes. "Inovação não é apenas na área de tecnologia, mas também no campo empresarial, na gestão dos negócios, controle de custos e recursos humanos. E hoje trazemos isso atrelado à sucessão na propriedade rural, para que ocorra de uma maneira organizada".
 
Ainda segundo Ricardo Khouri, nas empresas onde a sucessão é feita de forma planejada as chances de sucesso são maiores. "Há duas formas de sucessão, a planejada e a inesperada. A inesperada pode dá certo, mas com organização e planejamento, as possibilidades da empresa se manter por mais tempo no mercado é muito maior e por isso temos dado importância a esse debate dentro da cooperativa", afirmou o presidente da Coapa.
 
O estudante do 9° período de Agronomia, Antônio Marcos Câmara Catabriga, 24 anos, disse que apresentação mostrou a importância de preparar os sucessores nas empresas rurais. "Os pais precisam ter proximidade com os seus filhos para dialogar sobre o que é a sucessão e devem fazer esse acompanhamento dentro da fazenda sabendo a hora certa de suceder, estando preparados para continuar com os negócios", comentou o universitário, que faz parte de uma família de produtores rurais que veio do Paraná para Pedro Afonso há muitos anos. (Ascom Coapa) 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Vacinação

20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, 23

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis a meta é vacinar pelo menos, 90% dos grupos prioritários

Secretariado

Mauro Carlesse reúne equipe de governo e empossa novos auxiliares

Carlesse reuniu a sua equipe de governo na tarde desta quinta-feira, 19, para discutir a continuidade das ações que já vinham sendo realizadas pela sua gestão



Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado

Policiais Civis da Delegacia de Sítio Novo do Tocantins efetuaram, na manhã desta quinta-feira, (19), a prisão de Emiliano Milhomem de Sousa, de 44 anos de idade


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré

Os atendimentos foram realizados na quarta, 18, e nesta quinta-feira, 19, aos estudantes das 40 turmas da Escola de Tempo Integral


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão

O prêmio é destinado a empresas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência


IFTO

Campus Palmas do IFTO contrata professores substitutos


Oi

Oi foca no operacional com lançamento de produtos digitais e apresenta diretrizes do negócio para 2018


Livro

Luana Ribeiro lança livro destinado a vereadores


Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção


MPE

Irregularidades no laboratório de análises clínicas do município de Palmas motivam ação do MPE


Justiça Eleitoral

Servidores de Palmas reforçarão atendimento da Justiça Eleitoral na Capital


Ciência & Tecnologia

Gerente de Planejamento



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira