Monday, 28 de September de 2020

VIVER


Para pensar

A estatueta célebre, por Humberto Pinho da Silva

28 Feb 2009

Na embaixada portuguesa em Paris, havia solene banquete de homenagem ao Dr. Bartolomeu Ferreira e Eça de Queiroz.

O escultor Silva Gouveia - jovem portuense de S. Nicolau, de 26 anos, - fora convidado. Tratava-se, segundo constava, de jantar informal, em trajo de passeio.

Na data nomeada, Gouveia, compareceu no café Voltaire. Aguardava-o o poeta Marc Legrand, de casaca.

Admirou-se do fato cerimonioso do amigo, mas logo ficou esclarecido que se tratava de jantar onde estariam presentes eminentes figuras da vida cultural e política de França.

Como não havia tempo de alterar a veste, assentou apresentar-se mesmo de rabona; e desse jeito entrou no sumptuoso salão, que estava profundamente iluminado.

Ao Vê-lo desse jeito, Eça gracejou em surdina:

- “Quem é este gigante que parece haver engolido um boi, deixando os cornos de fora?!”

Todos soltaram larga risada.

Gouveia escutou a graça. Aprumou-se ainda mais e apresentou-se ao embaixador, declarando que se tratava do escultor que fora recomendado à embaixada.

Eça cai em si e procura apagar o incidente.

Durante o repasto há quem procure brincar com o estatuário e anuncia que este desejava proferir duas palavras.

Não se desconcerta. Ergue-se e diz:

-“Se estivesse de casaca seria, por certo, mais eloquente, já que o hábito faz o monge. Como não estou, limito-me a beber à saúde dos ilustres compatriotas e glória de Portugal “.

Ao regressar a casa não olvida o dito jocoso e num ápice de raiva, molda Eça de Queiroz na mesmíssima posição grotesca em que o vira.

No dia imediato solicita à esposa que envergue a casaca e sirva de modelo; não acertava porém com os pés. De súbito pede-lhe que calce os sapatos ao contrário.

- Perfeito! - exclamou o artista.

Tempo depois, alguns amigos, foram ao atelier a fim de angariarem donativos para ofertarem lembrança ao embaixador.

Ressentido da chalaça de Eça, interroga:

-” O que pode dar o que foi ao banquete sem casaca?!”

E inscreve: um vintém! ….

Aconselham-no a retirar a oferta. Que era melhor não dar nada - diziam

Gouveia, peremptório, afirma: um vintém!

Nesse comenos topam com o esboço da estatueta de Eça e ficam varados. Aconselham-no a quebrá-la com urgência. Como insistissem, recordando que era para seu bem, acorda; mas, arrependendo-se, apenas parte cibinho do pedestal.

Decorrido semanas aparece no atelier o adido da Legação, comunicando que o Ministro Conde de Sousa Rosa queria conhecê-lo; e pergunta-lhe se era verdade ter moldado a caricatura de Eça.

O artista confirma e mostra a estatueta. Castanheira das Neves examinou--a, mas absteve-se de comentar.

Dias depois o escultor recebe telegrama, solicitando a comparência na embaixada, com a estatueta.

Caiu-lhe, como se usa dizer, o coração aos pés.

O Conde olhou-a, observou-a, remirou-a e exclamou: - É uma maravilha! ; e abraçando-o, convida-o para irem ao Hotel Mirabeau mostrarem o gesso à duquesa de Palmela.

Foi um sucesso! Os convivas da duquesa ficaram encantados, e à saída, Gouveia trazia várias encomendas e juntamente envelope que continha mil francos. Uma pequena fortuna!, da duquesa de Palmela.

Regressou num sino. Ao passar pelo “Luxemburgo” enxerga garotinho esfarrapado que olhava cobiçoso para carrossel. Não hesita. Entrega-lhe dinheiro bastante para dar umas voltas.

Depois, todos sabem o que aconteceu, o Rei D. Carlos, ao ter conhecimento, também quis um exemplar, que colocou sobre a mesa de trabalho do Palácio de Belém e com ele centenas de figuras gradas da vida social portuguesa adquiriram exemplares de bronze.

A fama da estatueta correu o mundo e foi considerada, por muitos - e pela própria a esposa de Eça, - como o melhor retrato do genial romancista.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.

Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira