Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

VIVER


Acidentes Domésticos

Acidentes domésticos: como aplicar os primeiros socorros?

29 May 2017

Acidentes pegam todos de surpresa e podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou durante atividades do dia a dia. Mesmo que o mais importante seja prevenir, é preciso saber dar os primeiros socorros quando necessário e ter o conhecimento de como proceder nessas situações é o que pode separar a vida da morte.

"Estar preparado para casos como queimaduras e quedas pode ser fundamental para evitar sequelas e até salvar uma vida", explica o médico socorrista e cirurgião, Hugo Weysfield Mendes.

Queimaduras

Em caso de queimaduras, a primeira ação que deve ser tomada é tirar a vítima de perto da fonte de calor. O local atingido deve ser lavado com água corrente em temperatura ambiente por tempo suficiente para que a área afetada seja resfriada.

O próximo passo é ligar para os Bombeiros (193) ou para o Samu (192) caso não tenha condições de levar a vítima a um hospital ou unidade de pronto atendimento.

"Em nenhum momento utilize receitas caseiras para passar no ferimento ou pomadas, e não estoure as bolhas que se formam em queimaduras de segundo grau. Isto pode agravar a situação e até infeccionar", alerta Dr. Hugo.

Quedas

Perigoso principalmente para idosos, as quedas representam 65% das causas de fraturas em pessoas acima dos 60 anos (dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO do Rio de Janeiro). Antes de tratar o problema, é preciso fazer o máximo para evitá-lo.

Caso um acidente ocorra, o primeiro procedimento é verificar se a vítima está acordada. Confira possíveis machucados e pergunte onde está doendo.

Caso exista um sangramento, estanque, e se houver fratura aparente, não mexa no local e chame imediatamente socorro. "Nunca mova o paciente antes que o socorro especializado chegue. O risco de quebrar uma vértebra e provocar a piora do idoso é muito grande", orienta o médico socorrista.

Responsabilidade

Dr. Hugo também chama atenção para os trotes e o respeito com o trabalho dos socorristas. "Uma chamada falsa de socorro compromete todo o trabalho das equipes e pode colocar em risco a vida de muita gente. Trote não é brincadeira, é crime".

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira