Tuesday, 24 de November de 2020

VIVER


Fique atento

Adetuc divulga lista provisória de selecionados ao 13º Salão do Artesanato de São Paulo

19 Sep 2019
Emerson Silva/Governo do Tocantins Adetuc divulga lista provisória de selecionados ao 13º Salão do Artesanato de São Paulo

A Gerência de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) divulgou nesta sexta, 13, a lista provisória dos Artesãos Individuais e das Entidades Representativas, classificados para participarem do 13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento ocorrerá no período de 9 a 13 de outubro, no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Por ordem de pontuação, foram selecionados na categoria artesãos individuais: Guilherme Antonio dos Santos (Porto Nacional), com artesanato em bucha vegetal, fruto, madeira, semente, capim e ferro; Márcio Bello dos Santos (Porto Nacional), com madeira, pele animal, casca de árvore e cerâmica; Laudeci Ribeiro de Sousa Monteiro (Mateiros), com capim dourado e seda; Raimundo Carneiro Soares (Pium), com peças confeccionadas em talo de buriti; e Josias de Souza Menezes (Gurupi), com peças em madeira.

Na categoria associações contam as seguintes entidades: Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do Lajeado (cerâmica e talo de buriti); Cooperativa dos Artesãos de Biojoias de Xambioá (biojóias em madeira, semente, fibra e resina); Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (palha de milho, talo de buriti, madeira, bucha vegetal); Associação das mulheres e artesãs do capim dourado de Novo Acordo (capim dourado); Centro Cultural Kájre, povo Krahô/Goiatins (semente, fibra, cabaça, casca vegetal, fruto e madeira); Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense, de Ponte Alta (capim dourado); Casa de Cultura Karajá, Ilha do Bananal (cerâmica, palha, miçanga, madeira e fruto); Associação Dianopolina de Artesãos, Dianópolis (semente, capim e fibra); Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos de Assentamento Santo Onofre e Santa Teresa 1, Ponte Alta (capim dourado e fibra).

Foram disponibilizadas, via edital, cinco vagas para artesãos individuais (pessoa física), sendo uma específica para a matéria-prima do capim dourado, e 10 vagas para entidades representativas de artesãos (pessoa jurídica), sendo três destinadas a associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima de capim dourado.

Buscando abrir espaço para um número maior de participantes, o edita destina, 30% das vagas a artesãos ou associações que não tenham participado das duas últimas feiras de 2019 com espaços disponibilizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Estão neste grupo, Laudeci Ribeiro, Raimundo carneiro e as associações de Lajeado, Taquaruçu, Xambioá, Novo Acordo e assentamento Santo Onofre e Santa Teresa, de Ponte Alta.

A Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte das mercadorias dos artesãos e entidades representativas. Já despesas referentes a alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) arcará com as despesas de hospedagem, translado, seguro viagem e camisetas.

“O incentivo a participação nas feiras de artesanato é a forma do governador Mauro Carlesse de demonstrar sua preocupação e empenho em valorizar e dar visibilidade aos nossos artistas”, esclarece Tom Lyra, presidente da Adetuc, lembrando que a gestão tem trabalhado para viabilizar a participação do artesanato tocantinense também em eventos internacionais.

COMPARTILHE:


Confira também:




Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira