Wednesday, 16 de October de 2019

VIVER


Fique atento

Adetuc divulga lista provisória de selecionados ao 13º Salão do Artesanato de São Paulo

19 Sep 2019    22:20    alterado em 19/09 às 22:20
Emerson Silva/Governo do Tocantins Adetuc divulga lista provisória de selecionados ao 13º Salão do Artesanato de São Paulo

A Gerência de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) divulgou nesta sexta, 13, a lista provisória dos Artesãos Individuais e das Entidades Representativas, classificados para participarem do 13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento ocorrerá no período de 9 a 13 de outubro, no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Por ordem de pontuação, foram selecionados na categoria artesãos individuais: Guilherme Antonio dos Santos (Porto Nacional), com artesanato em bucha vegetal, fruto, madeira, semente, capim e ferro; Márcio Bello dos Santos (Porto Nacional), com madeira, pele animal, casca de árvore e cerâmica; Laudeci Ribeiro de Sousa Monteiro (Mateiros), com capim dourado e seda; Raimundo Carneiro Soares (Pium), com peças confeccionadas em talo de buriti; e Josias de Souza Menezes (Gurupi), com peças em madeira.

Na categoria associações contam as seguintes entidades: Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do Lajeado (cerâmica e talo de buriti); Cooperativa dos Artesãos de Biojoias de Xambioá (biojóias em madeira, semente, fibra e resina); Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (palha de milho, talo de buriti, madeira, bucha vegetal); Associação das mulheres e artesãs do capim dourado de Novo Acordo (capim dourado); Centro Cultural Kájre, povo Krahô/Goiatins (semente, fibra, cabaça, casca vegetal, fruto e madeira); Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense, de Ponte Alta (capim dourado); Casa de Cultura Karajá, Ilha do Bananal (cerâmica, palha, miçanga, madeira e fruto); Associação Dianopolina de Artesãos, Dianópolis (semente, capim e fibra); Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos de Assentamento Santo Onofre e Santa Teresa 1, Ponte Alta (capim dourado e fibra).

Foram disponibilizadas, via edital, cinco vagas para artesãos individuais (pessoa física), sendo uma específica para a matéria-prima do capim dourado, e 10 vagas para entidades representativas de artesãos (pessoa jurídica), sendo três destinadas a associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima de capim dourado.

Buscando abrir espaço para um número maior de participantes, o edita destina, 30% das vagas a artesãos ou associações que não tenham participado das duas últimas feiras de 2019 com espaços disponibilizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Estão neste grupo, Laudeci Ribeiro, Raimundo carneiro e as associações de Lajeado, Taquaruçu, Xambioá, Novo Acordo e assentamento Santo Onofre e Santa Teresa, de Ponte Alta.

A Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte das mercadorias dos artesãos e entidades representativas. Já despesas referentes a alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) arcará com as despesas de hospedagem, translado, seguro viagem e camisetas.

“O incentivo a participação nas feiras de artesanato é a forma do governador Mauro Carlesse de demonstrar sua preocupação e empenho em valorizar e dar visibilidade aos nossos artistas”, esclarece Tom Lyra, presidente da Adetuc, lembrando que a gestão tem trabalhado para viabilizar a participação do artesanato tocantinense também em eventos internacionais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento 2020

Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Projeto, que foi encaminhado para apreciação dos deputados estaduais traz metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2020

Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas



TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira