Saturday, 16 de February de 2019

VIVER


Tocantins

Agulhas Cenas circula com espetáculo de dança-teatro inspirado em poesias de Fernando Pessoa

06 Nov 2018    17:21    alterado em 06/11 às 17:21
Flaviana OX/ Divulgação Agulhas Cenas circula com espetáculo de dança-teatro inspirado em poesias de Fernando Pessoa

O coletivo de criação cênica Agulha Cenas realiza circulação do espetáculo de dança-teatro “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas” ao longo do mês de novembro, com apresentações gratuitas nas cidades de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Gurupi. A primeira apresentação acontece na próxima quarta-feira, 7, às 20 horas, no Centro das Crianças, em Porto Nacional.
 
Posteriormente, o coletivo se apresenta em Paraíso do Tocantins no dia 14 de novembro, e em Gurupi no dia 21. O projeto tem patrocínio do Banco da Amazônia S.A., com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O coletivo levará a cada cidade também oficina gratuita para estudantes e profissionais das artes cênicas.
 
As cenas foram desenvolvidas a partir de poemas breves de Fernando Pessoa que, abordados de maneira pessoal e subjetiva pelos criadores do espetáculo, mostram-se extremamente férteis diante da releitura e recriação cênica. “A obra poética de Fernando Pessoa é um dos principais legados culturais compartilhados da língua portuguesa e convoca novas gerações de artistas a estudar, compreender e dialogar com a sua profundidade humana e qualidade estética”, explica a bailarina Renata Oliveira.
 
No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas (2016) é um espetáculo solo de dança-teatro, criado pelo coletivo Agulha Cenas e interpretado pela bailarina Renata Oliveira. A narrativa transcorre em espaço e tempo psicológicos e é calcada na relação metafórica entre os ciclos da vida humana e os ciclos da natureza. Segundo Renata Oliveira, trata-se de um trabalho que parte da dança contemporânea e agrega materialidades, gestualidades corporais e vocais, em resposta a demandas expressivas geradas pela sua temática.
 
A bailarina reforça ainda que a saga da figura cênica feminina apresentada em No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas é de construção de identidade e de individualização. “O espetáculo instiga à reflexão sobre a necessidade de mudar constantemente para permanecer a mesma pessoa. Ao olhar para dentro de si, encontra analogias com os ciclos naturais ao seu redor. Assim, precisa descobrir como permanecer fiel a si mesma diante das mudanças. E, paradoxalmente, como renovar-se no curso de repetições e retornos”, explica.
 
Sinopse
Uma mulher apreensiva, espera pela chuva, apenas para ser surpreendida por sua beleza e efemeridade. Antes que, inevitavelmente, volte a chover, ela irá se deparar com outras sensações e durações. O espetáculo aborda os ciclos de vida e a necessidade de mudar constantemente para permanecer sendo a mesma pessoa. Apresenta imagens, movimentações, diálogos e canções compostas a partir de poemas breves de Fernando Pessoa.
 
Histórico
O espetáculo já foi selecionado para fazer parte da programação do II Festival de Solos e Monólogos de Palmas (2018) e do I Festival Internacional Corpo Expandido (2017). Foi também contemplado com recursos do Fundo Municipal de Cultura para apresentações em Palmas, no segundo semestre de 2018. O patrocínio do Banco da Amazônia S.A. viabiliza que o espetáculo chegue pela primeira vez em cidades do interior do estado do Tocantins.
 
Agulha Cenas
Em atividade desde julho de 2016, o coletivo Agulha Cenas, de Palmas-TO, tem obtido reconhecimento local e regional, com participação em festivais e contemplação com recursos de patrocínio da Fundação Cultural de Palmas e do Banco da Amazônia. Por meio de parceria com Sleepwalk Collective (Espanha), o grupo inicia também um movimento de internacionalização de seus horizontes, tendo sido contemplado com recursos da municipalidade de Vitoria-Gasteiz para projeto de intercâmbio cultural em outubro de 2018.

Agulha Cenas foi idealizado pela bailarina Renata Oliveira e pelo músico Heitor Oliveira, agregando também o ator Fabrício Ferreira, a bailarina Josely Rocha, a atriz Fátima Salvador e a fotógrafa Flaviana OX. Estabelece parcerias com profissionais e coletivos para crescimento mútuo e concretização de projetos específicos. Está sediado em Palmas, capital do estado brasileiro de Tocantins. O primeiro espetáculo de Agulha Cenas, No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas, inspirado em textos de Fernando Pessoa e com direção de Juliano Casimiro, estreia em novembro de 2016. O segundo trabalho, Horas Breves, com direção do Sleepwalk Collective estreia em março de 2018.
 
Cronograma
Porto Nacional
6 de novembro de 2018: Oficina “Costura Cênica”
7 de novembro de 2018: Espetáculo “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”
Paraíso do Tocantins
13 de novembro de 2018: Oficina “Costura Cênica”
14 de novembro de 2018: Espetáculo “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”

Gurupi
20 de novembro de 2018: Oficina “Costura Cênica”
21 de novembro de 2018: Espetáculo “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
 
Ficha técnica
Projeto cênico: Renata Oliveira e Heitor Oliveira
Textos: Fernando Pessoa
Direção artística, coreografia, cenário, figurino e atuação: Renata Oliveira
Composição e direção musical: Heitor Oliveira
Direção cênica e iluminação: Juliano Casimiro
Fotografia e design gráfico: Flaviana OX
Consultoria técnica de iluminação: Lúcio de Miranda
Preparação física: Paulo Soares (Neopersona Treinamentos)
Parceria (montagem): CONAC/UFT
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira