Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

VIVER


América do Sul

América do Sul enviou 56,7% de todos os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2016

04 Apr 2017

Os sul-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2016. A conclusão é do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Segundo o levantamento divulgado pela Pasta nesta segunda-feira (03), dos 6,6 milhões de visitantes de outros países que vieram ao Brasil em 2016 - recorde histórico, com um crescimento de 4,3% em relação a 2015 - 3,7 milhões saíram dos nossos países vizinhos. Destaque para a Argentina, responsável pela emissão de 2,3 milhões desses viajantes, um crescimento de 10% em relação a 2015.

O recorde de recebimento de visitantes de outros países ocorreu no ano em que o país sediou os jogos olímpicos e paralímpicos e confirmou a eficácia dos grandes eventos para atração de turistas e divulgação do Brasil entre os grandes destinos mundiais.  O continente sul-americano foi responsável por 56,7% desses turistas, seguido do europeu (24,4%) e do norte-americano (11,2%).

A importância do turismo regional para o país fica clara também na lista dos cinco países que mais enviaram turistas para o Brasil. Apenas um não integra o continente sul-americano. Cerca de 570 mil turistas que visitaram nosso país no ano eram americanos, que ocupa o 2º lugar na lista, perdendo para a Argentina. A terceira colocação ficou com o Paraguai (316,7 mil), seguido do Chile (311,8 mil) e Uruguai (284,1 mil). O país europeu que mais contribuiu para a marca inédita de 6,6 milhões de estrangeiros foi a França, com  263,7 mil visitantes.

"Os bons números só comprovam que estamos no caminho certo, mas queremos ainda mais. Estamos investindo fortemente na melhoria da infraestrutura turística e qualificação profissional para recebermos cada vez melhor esses turistas. Nossa meta é colocar o Brasil em definitivo na prateleira dos grandes destinos mundiais e para isso devemos lançar em breve um conjunto de medidas para impulsionar a atividade no país", avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O meio de transporte mais utilizado por quem chega ao Brasil foi o avião (4,4 milhões). Já para 2 milhões de turistas preferiram chegar ao país pelas estradas. Ainda segundo o anuário, a via de acesso fluvial foi utilizada por 95,9 mil visitantes estrangeiros, seguido do meio náutico, que transportou 40,4 mil pessoas.

OLIMPÍADA - Os meses de janeiro e fevereiro, no auge do verão brasileiro, foram os preferidos dos turistas, com 1,1 milhão e 810,5 mil dos visitantes respectivamente. Apesar disso, os meses de agosto e setembro, período em que foram realizados do jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016 apresentaram uma movimentação bem acima do ano anterior. Em agosto foram registradas as entradas de 542,9 mil estrangeiros, crescimento de 48% em relação ao ano anterior. Em setembro, o aumento foi ainda maior, 74%, passando de 243,3 em 2015 para 422,2 em 2016.

Coincidentemente, no período olímpico, o Ministério do Turismo testou a iniciativa de dispensa de visto entre 1º de junho a 18 de setembro. Dos 163.104 turistas dessas quatro nacionalidades que entraram no país nesse período, 74,06% usaram a dispensa do visto e mais de 85% disseram que a manutenção da isenção de vistos facilitaria um retorno ao país. Estes estrangeiros deixaram US$167,7 milhões na economia nacional, aproximadamente 8,68 vezes a mais que o valor que o Brasil deixou de arrecadar em taxas consulares.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira