Monday, 24 de June de 2019

VIVER


Turismo

Araguacema e seus potenciais turísticos e ecológicos

29 Apr 2019    23:33    alterado em 29/04 às 23:33
Araguacema e seus potenciais turísticos e ecológicos

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Dando continuidade ao tema de verão tocantinense e seus potenciais turísticos e ecológicos, a cidade escolhida foi Araguacema.
 
A pacata cidade de Araguacema fica localizada no meio oeste do estado, às margens do Rio Araguaia e é situada em ponto estratégico quando se trata de belezas naturais.

A cidade com pouco mais de sete mil habitante, observa o aumento de exponencial de pessoas no mês de julho, provando que ali, existem muito potencial para o ecoturismo, ligados a vida praiana. Com o início da redução no nível das águas da Araguaia, enormes bancas de areia surgem as margens do rio e provavelmente  uma das faixas de areia chama atenção pela  cobiçada localização, surgindo uma grande ilha sendo o ponto estratégico da   Praia da Gaivota.

Algumas curiosidades
 
· O acesso a praia dar-se quase que exclusivamente por embarcações autorizadas pelo poder municipal.
· A infraestrutura geralmente é montada na banca de areia, com palcos para shows, barracas de alimentação e banheiros químicos. Assim quando ocorre no mês de julho, uma grande quantidade de turistas decidem por acampar na região, tendo uma experiência mais imersiva com a natureza.
· A temperatura média para esta época oscila entre 25 a 36 ºC, com sensação térmica superior. E durante o dia o clima fica ideal para um bom bronze e muitos mergulhos.
· Outro componente que atrai bastantes turistas é a pesca esportiva, sendo atrativo natural da região culminando com diversas atrações.
· A gastronomia é rica, e com forte influência paraense, tornando o local ideal para provar o famoso Pato no tucupi e Caruru. Outras opções encontradas nos pratos típicos e regionais como Carne-de-sol na chapa regado a manteiga, tapiocas e sucos de frutas encontradas na região.
 
Os profissionais do ecoturismo e agentes da área, estão organizando expedições para região do Rio Araguaia, com  mostra e experiências únicas que só a o bioma local proporciona.
 
Estado: Tocantins
Cidade: Araguaçema
Melhor época: Entre os meses de Junho a Setembro.
Distância aproximada capital Palmas: 292 KM (Quilômetros)
Aeroporto comercial próximo: Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW)
Habitantes segundo o censo IBGE: 7.016 pessoas  (2018)

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

Cenário político de Palmas: “aparentar ser ” e o “fazer de fato”

É fato que a campanha eleitoral de 2020 já começou. As pedras já estão se posicionando no tablado. Até o momento, de oficial mesmo, somente a candidatura à reeleição da prefeita Cinthia


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira