Monday, 17 de June de 2019

VIVER


Araguaína

Arézio lança portal resgatando a história do município

21 Oct 2008

Pesquisadores, estudantes, professores e demais “internautas” que pretendem encontrar informações úteis referentes ao histórico do município de Araguaína, assim como dados e notícias gerais do contexto social, político, cultural da cidade, terão, a partir de novembro, um site específico para navegar e atualizar seus conhecimentos.

O projeto Conhecendo Nosso Município (CNM), que norteia o portal vivaraguaína.com.br, de autoria do historiador, poeta, músico e escritor Arézio Sotto, está prestes a ser disponibilizado para a população. Segundo o historiador, o projeto pode ser lançado na noite de 13 de novembro às 0h, em homenagem ao 50 anos de emancipação política da cidade.

De acordo com Sotto, o projeto já completou 23 anos, pois foi iniciado em 1986, quando ele chegou em Araguaína vindo da cidade de Carolina no Maranhão e foi realizar uma pesquisa na biblioteca da cidade quando lá encontrou pouca informação sobre a cidade. “Só obtive alguns papéis datilografados, e isso infuenciou para que eu fosse cursar história”, recorda o historiador informando que em sua ex-cidade, Carolina, a produção é vasta em literatura e em informações sobre a cidade maranhense.

Tal constatação o levou a coletar dados e informações a partir de fontes orais dos pioneiros sobre Araguaína para serem armazenadas com o objetivo de escrever um livro e, mais tarde, poder disponibilizá-las em um veículo mais democrático e acessível como a internet. “Recebi críticas dos colegas e não tive ajuda dos professores que diziam não ter retorno o meu investimento”, lembra ele.

Em relação à demora do lançamento do portal, o historiador informa que nesse período esteve envolvido com a literatura, já que ele é membro fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto). Nesse período em que preparava o projeto Conhecendo Nosso Município, Arézio Sotto conta que lançou o livro Tributo a Ollav: comentários poéticos e gravou seu 2º CD Realidade e Romantismo. “Consegui vender apenas 400 exemplares do livro, mas foi o suficiente para cobrir algumas despesas”, ressaltou.

Ao justificar a idéia de criação do portal sobre o município, Sotto afirma que, após analisar a quantidade de dados, já era tempo de disponibilizar o trabalho com uma maior abrangência, a um custo menor, num veículo democrático como a internet. “Serão informações sobre toda a nossa carreira de historiador e pesquisador com fotos, documentos e depoimentos inéditos sobre educação, cultura, meio ambiente e política, e divulgação de artistas locais”, assegura

Sobre parcerias, o historiador espera atrair instituições públicas, Ongs e associações para aumentar a produção e a qualidade dos serviços oferecidos. Sotto informa ainda que inicialmente o portal não terá vínculo empregatício, mas que pretende montar um escritório para a manutenção visando um melhor serviço. “Temos o suporte técnico da RAD informática, empresa de Araguaína, e pretendemos oferecer informações para o nosso público-alvo, que são pesquisadores, alunos, professores e demais internautas”, enfatizou.

 

Idealizador tem amplo histórico de ações em Araguaína

Anésio José Sobrinho Neto, mais conhecido como Arézio Sotto, professor, escritor, poeta, cantor e compositor, nasceu na cidade de Carolina–MA, em 11 de maio de 1968, filho de Norberto Sobrinho de Moraes (carpinteiro e mestre-de-obras) e Ana Brito de Moraes (doméstica).  Estudou o Ensino Fundamental em sua cidade natal, completando o curso do 2º grau Técnico em Contabilidade no Colégio Santa Cruz, de Araguaína, em 1989. Em seguida, fez adaptação para o magistério por meio do Projeto Crescer, criado pelo MEC, com sede no Rio de Janeiro. Em Araguaína, desenvolveu relevantes serviços em vários órgãos públicos, como a Telegoiás S/A, o Banco Itaú S/A, a Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto e Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto. Participou do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) no cargo de tesoureiro, representando a classe de professores do município. Em 1996, ingressou no curso de Licenciatura Plena em História e continuou contribuindo com o município de Araguaína através da Escola Musical Caça Talentos (EMCT), incentivando crianças, adolescentes, adultos e idosos a conhecer a multiplicidade rítmica e sonora da música popular brasileira. Preocupado com a falta de apoio à literatura na cidade de Araguaína e região, participou de várias com poetas já bem conhecidos pela comunidade, e ajudou na fundação da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), fundada em 21 de abril de 2002. A cerimônia de posse foi no dia 31 de maio do corrente ano. Ocupa a Cadeira Nº 25 e tem como Patrono, o poeta Othon Maranhão. Em 2003, foi selecionado pelo SESI/SENAI-TO, para ministrar aulas de História no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao mesmo tempo, participou de um processo seletivo, sendo contemplado com uma bolsa de especialização em EJA, oferecido pelo SESI/UNB/UNESCO. No mesmo ano, fez um concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental 1º e 2º ciclo, na cidade de Aragominas-TO, onde trabalhou até maio de 2005. Atualmente, trabalha como professor concursado no ensino fundamental 1º e 2º Ciclo em Araguaína. Em fevereiro de 2008, recebeu o título de Cidadão Araguainense pela Câmara Municipal de Araguaína, em reconhecimento à sua contribuição com a história e a cultura do município.


Obras Publicadas:

• TRIBUTO A OLLAV "Comentários Poéticos" - (Poesias: regionais, reflexivas, românticas e sacras ) (junho 2005)

•Antologia Literária da Acalanto, 2003

 

Obras a serem publicadas:

•Araguaína que poucos conhecem "Fragmentos de uma história", período 1866 - 2005

•História & Memória do Ensino Básico ao Superior em Araguaína, 1930 – 2000.

•História Política e Administrativa do Município de Araguaína, 1930 – 2000

•A ESQUERDA NO PODER – Relata os principais fatos ocorridos nas eleições de 2002 no Brasil, com: (Período de coligações e formações de chapas para a campanha eleitoral de Presidente, Governador, Dep. Federal, Dep. Estadual (1° e 2° turno, transição e posse, e ainda as primeiras medidas tomadas pelo o novo governo ).

COMPARTILHE:


Confira também:


Agro

Cerrado do Tocantins produz uvas mais doces que outras regiões do Sul do país

No clima do cerrado é possível realizar até duas safras ao ano de parreira

Saúde

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 20 anos

Unidade é a única referência em alta complexidade para atender partos em toda a macrorregião de saúde centro sul do Tocantins



Temporada

8 dicas do Corpo de Bombeiros para curtir a temporada de praias com segurança

Orientações servem para reduzir os riscos de acidentes durante a alta temporada


Campo

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos chega a mais quatro municípios do Tocantins

As centrais de recebimento em parceria com a Adapec estão com um cronograma de ação que, além desses quatro municípios, abrangerão mais 10 em diferentes regiões do Estado.


Tocantins

Pais fazem campanha de doação de sangue para ajudar outras famílias após morte do filho

Além da campanha de doação de sangue, os pais vão arrecadar alimentos e roupas durante 66 dias, tempo em que Felipe ficou vivo após nascer prematuro.


Six Sigma

Manifesto Híbrido de Metodologias de Gestão é definido no Brasil


Violência

Homem é preso pela Polícia Civil após tentar matar o ex-cunhado em Taguatinga


Brasil

Grupo Boticário e Unilever se unem por diversidade e equidade de gênero


Turismo

Palmas conta com uma variedade de Palmas urbanas


Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira