Wednesday, 21 de August de 2019

VIVER


Cultura

ATM, Estado e IPHAN fecham parceria para realização do I Encontro de Violeiros da Viola de Buriti no Jalapão

29 Jun 2019    13:47    alterado em 29/06 às 13:47
ATM, Estado e IPHAN fecham parceria para realização do I Encontro de Violeiros da Viola de Buriti no Jalapão

Representantes da Associação Tocantinense de Município (ATM), Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se reuniram nesta quinta-feira, 27, na sede administrativa da ATM, em Palmas, para firmarem parceria, bem como discutirem a realização do I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti, que deverá ocorrer dentro da programação da tradicional Festa da Colheita do Capim Dourado, em setembro deste ano.

Participaram o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o superintendente do IPHAN no Tocantins, Marcos Aurélio Camara Zimmermann, o secretário de Estado da Comunicação, Vieira de Melo, membros da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), além de representantes dos municípios de Brejinho de Nazaré, Palmas e Ponte Alta do Tocantins.

Registro
Mobilizador da iniciativa, o superintendente do IPHAN no Tocantins destacou o objetivo do evento. “Queremos com o encontro de violeiros divulgar esse instrumento tipicamente tocantinense, que é a Viola de Buriti, fazer uma documentação da cultura da produção e execução desse instrumento musical, além de iniciarmos o registro, por meio de um documentário, que garantirá o reconhecimento da Viola de Buriti como patrimônio nacional”, disse Zimmermann.

O presidente da ATM avaliou como positiva a iniciativa que, segundo ele, ajuda a construir a cultura do Tocantins e se colocou à disposição para mobilizar os Municípios. “Vamos incentivar e informar os prefeitos a darem o suporte necessário para a realização do encontro, principalmente o translado dos violeiros até o Jalapão”. Devem participar os municípios de Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Porto Nacional, Rio Sono e São Félix, que possuem em suas comunidades a cultura da Viola de Buriti.

Divulgação
Por sua vez, o secretário de Estado da Comunicação, Vieira de Melo, disse que o governo estadual já auxilia no processo de divulgação da Festa da Colheita do Capim Dourado e que estenderá também o auxílio para o evento. “Colocaremos nossa equipe de jornalismo e publicidade para a produção das peças, releases e demais produtos midiáticos que levem a divulgação e promoção do encontro”.

O I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti está previsto para ocorrer dias 13 e 14 de setembro durante programação da Festa da Colheita do Capim Dourado, que ocorre de 11 a 16 de setembro no Povoado do Mumbuca, pertencente ao município de Mateiros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira