Monday, 14 de October de 2019

VIVER


Cultura

ATM, Estado e IPHAN fecham parceria para realização do I Encontro de Violeiros da Viola de Buriti no Jalapão

29 Jun 2019    13:47    alterado em 29/06 às 13:47
ATM, Estado e IPHAN fecham parceria para realização do I Encontro de Violeiros da Viola de Buriti no Jalapão

Representantes da Associação Tocantinense de Município (ATM), Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se reuniram nesta quinta-feira, 27, na sede administrativa da ATM, em Palmas, para firmarem parceria, bem como discutirem a realização do I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti, que deverá ocorrer dentro da programação da tradicional Festa da Colheita do Capim Dourado, em setembro deste ano.

Participaram o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o superintendente do IPHAN no Tocantins, Marcos Aurélio Camara Zimmermann, o secretário de Estado da Comunicação, Vieira de Melo, membros da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), além de representantes dos municípios de Brejinho de Nazaré, Palmas e Ponte Alta do Tocantins.

Registro
Mobilizador da iniciativa, o superintendente do IPHAN no Tocantins destacou o objetivo do evento. “Queremos com o encontro de violeiros divulgar esse instrumento tipicamente tocantinense, que é a Viola de Buriti, fazer uma documentação da cultura da produção e execução desse instrumento musical, além de iniciarmos o registro, por meio de um documentário, que garantirá o reconhecimento da Viola de Buriti como patrimônio nacional”, disse Zimmermann.

O presidente da ATM avaliou como positiva a iniciativa que, segundo ele, ajuda a construir a cultura do Tocantins e se colocou à disposição para mobilizar os Municípios. “Vamos incentivar e informar os prefeitos a darem o suporte necessário para a realização do encontro, principalmente o translado dos violeiros até o Jalapão”. Devem participar os municípios de Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Porto Nacional, Rio Sono e São Félix, que possuem em suas comunidades a cultura da Viola de Buriti.

Divulgação
Por sua vez, o secretário de Estado da Comunicação, Vieira de Melo, disse que o governo estadual já auxilia no processo de divulgação da Festa da Colheita do Capim Dourado e que estenderá também o auxílio para o evento. “Colocaremos nossa equipe de jornalismo e publicidade para a produção das peças, releases e demais produtos midiáticos que levem a divulgação e promoção do encontro”.

O I Encontro de Violeiros para a salvaguarda da Viola de Buriti está previsto para ocorrer dias 13 e 14 de setembro durante programação da Festa da Colheita do Capim Dourado, que ocorre de 11 a 16 de setembro no Povoado do Mumbuca, pertencente ao município de Mateiros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Super Descontos

Refis da prefeitura de Palmas começa hoje com possibilidades reais para quem quer sair da inadimplência

Mais de 1.500 audiências estão agendadas para o Refis 2019

Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira