Wednesday, 21 de October de 2020

VIVER


Comportamento

Autonomia sobre a anatomia

18 Jul 2008

Já houve um tempo em que exibir tatuagens era coisa de piratas, de combatentes de guerras, membros de facções criminosas ou de presidiários. Longe desse rótulo ultrapassado vinculado ao preconceito, atualmente a tatuagem é símbolo de atitude e personalidade.

Os tempos mudam e também os adornos dominantes. A beleza e incrível sensualidade da tatuagem – seja ela delicada, emblemática ou agressiva –, não mais encontram fronteiras de idade, sexo, profissão ou classe social. Gisele Bündchen, tatuagem no pulso e no tornozelo; Tathiana Mancini, dragão do pescoço até o cóccix; Fernanda Lima, estonteante ramalhete na cintura; Anjelina Jolie, oração em sânscrito, frases, dragões e outras tantas; Amy Winehouse, irreverência pura! Muitas estrelas da moda, música, esporte, cinema e televisão já mandaram, e mandam, seu recado na própria pele, e exibem uma ou várias tatuagens nas zonas mais insólitas do corpo.

Os corpos ilustrados se multiplicam, mas, atenção! Por parte da oferta, é necessário muito talento, precisão, sensibilidade artística, domínio da técnica e muita responsabilidade para um desenho perfeito, uma obra de arte que atenda com exatidão à expectativa de quem vai carregá-la consigo pelo resto da vida. É nesse contexto de artista/tatuador que se insere Murilo Freitas, conhecido por suas tatuagens que mais parecem telas vivas.

Com estúdio em Goiânia-GO, e já há mais de dez anos na profissão, Murilo fala com propriedade sobre essa prática artística e sobre a notória mudança comportamental das pessoas em relação à tatuagem. “Há algum tempo, fazer uma tatuagem implicava algo como assumir um ‘marca’, que inclusive poderia ser vista como negativa. Hoje, definitivamente, a maioria das pessoas não tem esse pensamento. Não há um público específico. A prova é que a procura parte de pessoas de todas as idades, das mais diversas profissões e níveis sociais”, diz, referindo-se à quebra do estigma tatuagem-desvio-transgressão.

Outros pontos importantes abordados pelo artista são a qualidade das tintas, a higiene e o respeito ao gosto do cliente, que deve estar bem resolvido quanto ao desenho escolhido. “Assim como o tatuador deve primar pela qualidade do que faz, quem vai fazer uma tatuagem precisa ter certeza do que quer - do desenho e do local escolhidos - para que não haja arrependimento”, conscientiza. Ele diz também que, “geralmente, as pessoas que vão ao estúdio fazer uma tatuagem não priorizam ‘modismos’, normalmente os desenhos têm um significado especial para elas. Há também grande procura para sobreposição de tatuagens antigas e para retoque de desenhos que já estão meio ‘apagados’”, conclui o artista.

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira