Saturday, 18 de January de 2020

VIVER


FCP

‘Babaçu – A Força da Mulher Tocantinense’ permanece no Salão de Exposição até 1º de novembro

12 Oct 2019
‘Babaçu – A Força da Mulher Tocantinense’ permanece no Salão de Exposição até 1º de novembro

O público pode conferir, até 1º de novembro, a exposição ‘Babaçu – a Força da Mulher Tocantinense - Uma história contada em tela’, da artista visual Maria do Rosário, em exibição no Salão de Exposição da Fundação Cultural de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A abertura da mostra aconteceu nesta quinta-feira, 10.

 

O evento contou com a homenagem a Dona Raimunda Quebradeira (In memorian), a chef Ruth Almeida e Genésio Tocantins, personalidades tocantinenses com ligação de vida, profissão e arte com o babaçu. Emocionada, a chef Ruth Almeida aproveitou a ocasião para contar um pouco de sua história, o passado com quebradeira de coco, e como migrou para a culinária levando essa identidade regional a seus pratos.  “Eu estou emocionada, porque a vida da quebradeira de coco é uma vida dura, difícil, mas também inspira a gente”.  Já Genésio Tocantins agradeceu a homenagem cantando a música ‘Coco Livre S/A’, que se tornou ‘hino’, do movimento Babaçu Livre, resultante na Lei sobre a extração do coco pelas quebradeiras.

 

“A alegria hoje se duplica pela sensibilidade a Madu de representar essas duas forças do coco babaçu e a força da mulher. As diversas técnicas que ela utilizou, retratam a sofrência e a beleza desses símbolos do Tocantins”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis.

 

Apreciando a exposição, a psicóloga Ana Caroline Milhomem, afirmou que “A arte expressa por Madu permitiu entrar na cena, como se estivesse tendo a experiência na história das mulheres quebradeiras de coco, além de imaginar a dura trajetória que as mesmas tiveram que percorrer para o sustento da família, percebi a leveza e a alegria por meio das cores e traços ressaltados em sua arte”.  Caroline ressaltou também a importância dos espaços de arte para a cidade. “A abertura do evento uniu música, gastronomia e pintura em tela. A relevância de eventos culturais como esse em nossa Capital, é proporcionar espaços de interação entre as pessoas e fortalecer a identidade do nosso estado”, disse.


A Exposição

 

Amante da natureza e da simplicidade, Madu, que é aluna do Centro de Ensino e Treinamento Artístico da Fundação Cultural de Palmas (FCP) explica que se encantou com as palmeiras de babaçu em uma pesquisa para a criação de telas no curso. “Quando chegou para escolhermos um tema no curso comecei a pesquisar sobre o Tocantins e vi o babaçu, fui pesquisando e descobrindo mais coisa, como as quebradeiras. Me encantou justamente a simplicidade, o trabalho das quebradeiras e a paisagens que gosto muito”, conta.  

Curador da exposição, Ronan Gonçalves – Rogo, afirma que arte de Madu é simples e autêntica. “É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica feminina, do fazer artístico instintivo da maturidade, é onde a artista expande seu universo. Esta arte se traduz em uma rica diversidade de valorosas e belas obras, oriundas das mãos simplórias que executa o trabalho artístico”.


Maria do Rosário Madureira Leite  -  Madu

 

Mineira de Januária, radicada em Palmas-TO desde 1995, bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, possui formação no Curso Técnico em Decoração da Área Designer, conferido pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez – CenterArtes – Montes Claros (MG). Atualmente matriculada no curso de Pintura em Tela no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), da Fundação Cultural de Palmas, desde 2018, com participação em duas exposições acadêmicas e uma exposição no III Salão Palmense de Novos Artistas.

 

Serviço

 

O quê: Exposição – Babaçu a Força da Mulher Tocantinense

Local: Salão de Exposição da FCP no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Quando: de 10 de outubro a 01 de novembro

Visitação- das 08h às 21h de segunda à sexta-feira

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria para fomentar empreendedorismo

Parceria entre o Governo do Estado e CRA visa otimizar o desenvolvimento econômico e social do Estado

Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro

Com relação a gestão de suas empresas, 69% dos entrevistados falaram que esperam aumentar um pouco o número de funcionários em sua empresa.


Educação

Educadores participam de Curso de Liderança e Gestão Educacional

Durante esses dois dias de formação os educadores serão conduzidos pelo conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande, que os levará a desenvolverem competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma que estes at


SES

Mutirão da Corregedoria da SES garante mais de R$ 3 mi em estoque de materiais e medicamentos

Foram analisadas as responsabilidades em casos de produtos não entregues, entregues parcialmente ou com atraso na entrega à SES


Ageto

Governo realiza roçagem de rodovias do perímetro urbano de Palmas


Seduc

Educação amplia atendimento para cadastro de matrículas de alunos novatos na rede estadual


Moradia

Governo inicia entrega de casas no Jardim Taquari em fevereiro


Abastecimento

Estado distribui vacina pentavalente a todos os municípios tocantinenses


Educação Superior

Unitins divulga lista com locais de provas do Vestibular 2020/1 do Câmpus Paraíso


Palmas

AASJN realiza XVIII Encontro de Musicistas, 4º Prêmio Músico Nota 10 e debate Campanha da Fraternidade 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira