Wednesday, 16 de October de 2019

VIVER


Panorama

Brasil tem mais de 8,5 milhões de artesãos, revela IBGE

19 Mar 2009

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil tem mais de 8,5 milhões de artesãos. Desse total, 87% são mulheres que aprendem a tradição na família, com as mães e avós. 19 de março é dedicado a esses artistas, que modificam a matéria-prima com técnicas como tecelagem, cerâmica, bordado, pintura, crochê e tricô, que são replicadas, misturadas e reinventadas.

Além da beleza e da originalidade das peças, o artesanato gera trabalho e renda às pessoas, além de melhorar a auto-estima e a saúde. A artesã Ângela Maria Monteiro afirma que a importância desse trabalho na sua vida tem três razões: a financeira, a auto-estima e a saúde.

“Antes eu era uma pessoa doente que tinha medo de sair na rua e eu estava sofrendo com a síndrome do pânico. Uma pessoa me convidou para fazer o curso eu fui lá fiz e hoje até para a Argentina eu já fui”, conta Ângela.

A artesã Maria da Conceição Pereira da Silva, cega desde o nascimento, diz que o artesanato mudou sua vida. “Ele mudou me dando mais oportunidade de conhecer as pessoas, de trabalhar com as pessoas ditas normais que enxergam e que não têm deficiência.”

A arte de criar com as mãos chegou também às universidades. É o caso de um programa desenvolvido na Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A professora Georgia Castro, mestre em desenho industrial da UnB, conta que alunos da instituição vêm trabalhando com grupos de artesãs, como parte de programas que visam ao design socioambiental e à inserção social.

“ A gente busca a inserção desse indivíduo na comunidade de uma maneira diferente, de forma efetiva, com o seu trabalho”, destaca Georgia.

O artesanato também faz parte da vida da aposentada Júnia Adjuto de Melo, que tem curso superior e hoje faz do colares, bolsas e outros acessórios que produz um complemento da renda.

“Eu fui professora e me aposentei como professora. Mas toda a vida eu fiz pintura e quando me aposentei resolvi investir no artesanato por criatividade, por lazer e para complementar o salário de professor, que é tão pequeno”, conta Júnia.

Graças à qualidade, as peças produzidas por muitas artesãs já chegaram às passarelas de moda. Mas, para usar o artesanato no mundo fashion, é preciso cautela, segundo a estilista Juliana Murargin.

“É uma coisa fabulosa, foi uma pessoa que fez e não uma máquina, são as mãos que trabalham. Mas depende de como é usado, não se pode encher uma peça de artesanato e colocar na passarela”, pondera a estilista.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

Agenda

Núcleo de Saúde do Trabalhador de Palmas realiza fórum no próximo dia 30 de outubro

O evento tem o propósito de difundir conhecimento científico sobre as questões que precarizam as relações de trabalho e tornam mais vulnerável a saúde dos trabalhadores


TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira