Saturday, 07 de December de 2019

VIVER


Araguaína

Cachoeira e balneários estão na preferência dos banhistas

29 Jul 2008

Mesmo oferecendo vários atrativos, como muita areia, sol, som, infra-estrutura e caudalosas águas, as praias tocantinenses do norte do Estado não estão na preferência de todos os araguainenses. Isso porque muitos deles não pegam a estrada rumo às praias, e optam por contemplar as belezas naturais do próprio município. Há quem prefira o sossego e a simplicidade natural dos pontos turísticos para acampar, levar os filhos e tomar aquele banho.

Em Araguaína, os pontos mais procurados nos fins de semana, durante essa temporada de férias, são o Parque das Águas (Balneário Jacuba), Chácara Santa Rita e, o mais atrativo de todos, a Cachoeira Véu de Noiva, localizada a 21 km da cidade.

Já o balneário Jacuba, considerado o clube do povo, foi construído no governo de Siqueira Campos, e já passou por reformas que têm oferecido um melhor conforto para os banhistas.

De acordo com Lineu César Costa, responsável pela administração do local, o ponto tem melhorado muito após o trabalho de reforma realizado pela prefeitura. Mesmo assim, diz ele, a administração teve que suspender as atrações musicais aos finais de semana, restando apenas o rio e toda a estrutura construída. Segundo ele, a cobrança de uma taxa no valor de R$ 1 real é mais voltada para quem tem transporte, sendo isentos os outros freqüentadores. “A cobrança é feita para ajudar na manutenção de alguns serviços internos, mas muitos banhistas não pagam porque entram furando o alambrado que protege a área”, esclarece, informando ainda que só após uma nova reorganização da estrutura será possível realizar a cobrança de uma taxa para todos os freqüentadores.

Quem prefere ir ao córrego Jacuba, em vez das praias dos rios Tocantins ou do Araguaia nessa temporada, se diz satisfeito com a estrutura e a calma do lugar. É o caso da agente Comunitária de Saúde Cássia Ferreira Duarte, que costuma ir à praia de Filadélfia, e que, nessa temporada, optou pelas águas do Jacuba. “O local é estruturado, as águas são frias, sem falar da condição acessível de lazer para o povo”, relatou.

 

Cachoeira registra grande número de banhistas

Localizada a 21 km de Araguaína, na TO 222, saída para Araguanã, km 5, na estrada vicinal sentido Vila Caracol, a Cachoeira Véu de Noiva vem sendo o ponto mais procurado por pessoas que buscam um contato maior com a natureza. O local recebeu a estrutura atual em 2001 e, de lá para cá, tem se tornado o ponto turístico mais importante do município e região.

Para Fabrício Alves, responsável pela administração, o local tem recebido nessa temporada cerca de 4 mil pessoas durante a semana e aos fins de semana, o número chega a  mil banhistas, que segundo ele, preferem apreciar as belezas do lugar. Cada visitante paga R$ 5, que é revestido em benefícios e manutenção do complexo turístico, informa Alves.

Tanta procura tem feito o administrador investir mais. Ele já pensa em ampliar a estrutura do local. “Temos recebido excursões de Imperatriz, Palmas, São Paulo, Pará e de outros estados; temos que ampliar o que já possuímos para recebê-los melhor”, anuncia, dizendo que o próximo passo é construir um hotel nas dependências.

Segundo ele, a procura aumentou tanto que a família teve que criar um escritório no centro para reservas, assim como formular um site com informações sobre o local, disponível para as pessoas acessarem e fazer reservas. Fabrício informa que, além de opção de banho, o local virou patrimônio de Araguaína e oferece toda a comodidade para confraternização em família. “Através do site, percebemos que o olhar do turista está focado na beleza natural do lugar”, destacou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Estado quer qualificar operações logísticas de empresa referência mundial em tecnologia instalada no Tocantins

Estudos realizados pelo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Corteva no Estado trazem mais produtividade ao agronegócio brasileiro

Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25



Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira