Monday, 23 de April de 2018

Monday, 23 de April de 2018

VIVER


Viver

Caminhada Passos que Salvam de Araguaína será lançada na terça-feira, 7

06 Nov 2017

A solenidade de lançamento da "Caminhada Passos que Salvam" em Araguaína, será na próxima terça-feira, 7, às 19 horas, no auditório do Hotel Relicário. Estarão presentes na solenidade os coordenadores do projeto na cidade, além de autoridades municipais e os parceiros que estão apoiando a mobilização, como a Polícia Militar, Rotary Lago Azul, Sindicato Rural, empresas, instituições de ensino, entre outros.
 
Esta é segunda vez consecutiva que Araguaína participa do movimento que tem como objetivo de despertar a atenção da comunidade para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.
 
Durante o evento, será apresentado o trajeto da caminhada, além dos pontos de vendas dos kits para participar da mobilização. Coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos (HCB), a ação acontece simultaneamente em todas as cidades que aderiram ao movimento com a distribuição de folders de sinais e sintomas.
 
Diagnóstico precoce

Crianças e adolescentes chegam para tratamento em centros especializados com o câncer em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e desinformação dos médicos. O diagnóstico precoce é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas com doenças comuns na infância.
 
Os profissionais encontram dificuldade em fechar o diagnóstico, o que atrasa a busca por serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento do pediatra e dos pais acerca do câncer é determinante para o diagnóstico rápido e seguro.
 
O índice de cura do câncer infanto-juvenil alcançado no Brasil é de somente 55%, com a conscientização da população para os primeiros sinais e sintomas podemos elevar os índices de cura a níveis semelhantes aos obtidos nos Estados Unidos que é de 95%.
 
Além do envio das crianças mais cedo para tratamento, dando oportunidade de vida aos pacientes, a caminhada tem viabilizado com a captação de recursos através da venda dos kits, fortalecer a pesquisa clínica dos tumores, oferecer uma segunda chance de tratamento com novas drogas para pacientes com recaída ou em progressão de doença, também fortalecendo a área de pesquisas de laboratório e genética baseadas no conceito de terapia-alvo, tratamento geneticamente personalizado para aumentar as taxas de cura.
 
Histórico

Para que a caminhada "Passos que Salvam" seja um sucesso, é necessário o empenho e apoio de toda a comunidade. Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura.
 
Em 2012 foi o início da mobilização, quando foi realizada a primeira caminhada. Foram 20 municípios do Estado de São Paulo e dois de Rondônia abraçaram a ideia, mobilizaram a sociedade, empresas e entidades e participaram do evento.
 
Em 2013, o número quase quadruplicou. Foram 80 cidades dos estados, São Paulo, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Tocantins, que participou com apenas um município, Taguatinga.
 
Já no ano seguinte, 2014, mais de 150 mil pessoas vão às ruas. Foram 202 cidades em 11 estados brasileiros que caminharam juntas, no mesmo dia e horários. No Tocantins, foram duas cidades que aderiram: Palmas e Taguatinga.
 
E em 2015 foram 370 cidades de 13 estados que caminharam, comprometidos na luta contra o câncer infanto-juvenil, envolvendo em torno de 200 mil pessoas. No ano passado, o número de estados participando do movimento foi o mesmo, e o número de cidades envolvidas foram 302.
 
No Tocantins houve um aumento de 2016 para este ano, serão 34 cidades; sendo que em 2016, foram 17.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

7

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira