Princípio da Sabedor
03 Jul 2008
Na última segunda-feira, dia 30, o Centro Pedagógico Princípio da Sabedoria realizou a 2ª Feira de Geografia deste ano. A feira tem o objetivo de envolver os alunos de todas as séries da escola no resgate à história, características e cultura das regiões brasileiras. A primeira edição da feira, realizada em abril, homenageou a região Norte. Desta vez, o foco foi a diversidade e a cultura nordestina.
Como não poderia deixar de ser, mais uma vez, o evento foi aberto ao som do Hino Nacional tocado no violão pelo aluno Guilherme Lemos Campos, de nove anos, que estuda na escola desde os três anos. Em seguida, a orquestra apresentou os clássicos Asa Branca e Luar do Sertão ao som de violinos e teclado, enquanto alunos desfilavam caracterizados de personagens que fazem parte da cultura nordestina, como Lampião e Maria Bonita, as baianas, cangaceiros, quebradeiras de coco, entre outros.
Dona Geralda, diretora da escola, ressaltou a importância da musicalidade para o aprendizado das crianças. Segundo ela, essas desenvolvem, além da habilidade de tocar instrumentos musicais desde cedo, a criatividade e a redação ao comporem as músicas. O coral também se apresentou cantando “Eu quero um mundo melhor”, composta por eles, juntamente com o professor de música, Melo Junior, que afirmou que esta música já se tornou o hino da escola.
A diretora justificou a escolha da região Nordeste como tema desta edição da feira devido ser esta uma época em que são realizadas as festas em homenagem a São João e as quadrilhas. “Por aí, a quadrilha é celebrada como culto, e, por sermos evangélicos, não cultuamos, mas abordamos a cultura e o folclore desta região, que é tão rica”, explicou.