Saturday, 24 de August de 2019

VIVER


Direitos Humanos

Cine Defensoria: direitos humanos com entretenimento e reflexão

30 Jan 2019    00:40    alterado em 30/01 às 00:40
Cine Defensoria: direitos humanos com entretenimento e reflexão

Um total de 1.615 pessoas foi atendido pelo projeto Cine Defensoria no ano de 2018, conforme relatório do setor de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O projeto é gerenciado pelo Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e alia entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos, por meio da exibição de filmes temáticos e debates em escolas ou espaços comunitários, aproximando também a Instituição da comunidade.
 
O público é formado, geralmente, por estudantes e comunidade em geral, por meio de parcerias com escolas públicas, pontos de cultura e Centro de Referência de Assistência Social (CRAs). Os municípios atendidos no ano de 2018 foram Dueré, Alvorada, Araguatins, Figueirópolis, Araguaína, Formoso do Araguaia, Peixe, Miracema, Lajeado, Gurupi, Araguaçu, Guaraí e Taquaruçu.
 
As temáticas dos filmes envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como democracia e direitos fundamentais, preconceito, bullying e suicídio, violência doméstica, direito à cidade, igualdade racial, violência e drogas, direitos da criança e do adolescente, diversidade religiosa, dentre outros assuntos.
 
O projeto pretende aproximar a Defensoria Pública da comunidade, por meios extrajudiciais, utilizando como mecanismo de interação a exibição pública de filmes e mídias em geral, franqueando o livre acesso, com temáticas relativas às áreas fim e de atuação da Defensoria Pública, bem como a promoção de debates e orientações jurídicas gerais de forma multidisciplinar, utilizando a linguagem cinematográfica.
 
Coordenador do NDDH, o defensor público Neuton Jardim destaca que o projeto Cine Defensoria cumpre a missão constitucional da DPE-TO, que é a promoção dos direitos humanos, seja na função de garantir acesso jurídico a quem precisa, seja na divulgação e conscientização a respeito dos direitos, informando a população sobre sua existência e sobre os mecanismos de exigir sua efetivação. “O exercício da cidadania de forma plena é o único mecanismo efetivo de diminuição do número de violações dos direitos das pessoas, em especial dos hipossuficientes do ponto de vista econômico”, declara o defensor público.
 
Projeto
O projeto é desenvolvido pelo NDDH e os interessados em receber o Cine Defensoria podem procurar o Núcleo pelo telefone (63) 3218-6953 e na sede do Núcleo, localizada na Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), e ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado.
 
Interessados em receber ou promover o Cine Defensoria:
Telefone (63) 3218-6953 - Núcleo Especializado de Direitos Humanos – NDDH ou Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), ou ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado. Para conhecer mais, acesse a página do NDDH - http://www.defensoria.to.def.br/nddh.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira