Friday, 26 de April de 2019

VIVER


Direitos Humanos

Cine Defensoria: direitos humanos com entretenimento e reflexão

30 Jan 2019    00:40    alterado em 30/01 às 00:40
Cine Defensoria: direitos humanos com entretenimento e reflexão

Um total de 1.615 pessoas foi atendido pelo projeto Cine Defensoria no ano de 2018, conforme relatório do setor de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O projeto é gerenciado pelo Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e alia entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos, por meio da exibição de filmes temáticos e debates em escolas ou espaços comunitários, aproximando também a Instituição da comunidade.
 
O público é formado, geralmente, por estudantes e comunidade em geral, por meio de parcerias com escolas públicas, pontos de cultura e Centro de Referência de Assistência Social (CRAs). Os municípios atendidos no ano de 2018 foram Dueré, Alvorada, Araguatins, Figueirópolis, Araguaína, Formoso do Araguaia, Peixe, Miracema, Lajeado, Gurupi, Araguaçu, Guaraí e Taquaruçu.
 
As temáticas dos filmes envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como democracia e direitos fundamentais, preconceito, bullying e suicídio, violência doméstica, direito à cidade, igualdade racial, violência e drogas, direitos da criança e do adolescente, diversidade religiosa, dentre outros assuntos.
 
O projeto pretende aproximar a Defensoria Pública da comunidade, por meios extrajudiciais, utilizando como mecanismo de interação a exibição pública de filmes e mídias em geral, franqueando o livre acesso, com temáticas relativas às áreas fim e de atuação da Defensoria Pública, bem como a promoção de debates e orientações jurídicas gerais de forma multidisciplinar, utilizando a linguagem cinematográfica.
 
Coordenador do NDDH, o defensor público Neuton Jardim destaca que o projeto Cine Defensoria cumpre a missão constitucional da DPE-TO, que é a promoção dos direitos humanos, seja na função de garantir acesso jurídico a quem precisa, seja na divulgação e conscientização a respeito dos direitos, informando a população sobre sua existência e sobre os mecanismos de exigir sua efetivação. “O exercício da cidadania de forma plena é o único mecanismo efetivo de diminuição do número de violações dos direitos das pessoas, em especial dos hipossuficientes do ponto de vista econômico”, declara o defensor público.
 
Projeto
O projeto é desenvolvido pelo NDDH e os interessados em receber o Cine Defensoria podem procurar o Núcleo pelo telefone (63) 3218-6953 e na sede do Núcleo, localizada na Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), e ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado.
 
Interessados em receber ou promover o Cine Defensoria:
Telefone (63) 3218-6953 - Núcleo Especializado de Direitos Humanos – NDDH ou Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), ou ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado. Para conhecer mais, acesse a página do NDDH - http://www.defensoria.to.def.br/nddh.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira