Friday, 22 de February de 2019

VIVER


Direitos Humanos

Cine Defensoria: direitos humanos com entretenimento e reflexão

30 Jan 2019    00:40    alterado em 30/01 às 00:40
Cine Defensoria: direitos humanos com entretenimento e reflexão

Um total de 1.615 pessoas foi atendido pelo projeto Cine Defensoria no ano de 2018, conforme relatório do setor de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O projeto é gerenciado pelo Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e alia entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos, por meio da exibição de filmes temáticos e debates em escolas ou espaços comunitários, aproximando também a Instituição da comunidade.
 
O público é formado, geralmente, por estudantes e comunidade em geral, por meio de parcerias com escolas públicas, pontos de cultura e Centro de Referência de Assistência Social (CRAs). Os municípios atendidos no ano de 2018 foram Dueré, Alvorada, Araguatins, Figueirópolis, Araguaína, Formoso do Araguaia, Peixe, Miracema, Lajeado, Gurupi, Araguaçu, Guaraí e Taquaruçu.
 
As temáticas dos filmes envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como democracia e direitos fundamentais, preconceito, bullying e suicídio, violência doméstica, direito à cidade, igualdade racial, violência e drogas, direitos da criança e do adolescente, diversidade religiosa, dentre outros assuntos.
 
O projeto pretende aproximar a Defensoria Pública da comunidade, por meios extrajudiciais, utilizando como mecanismo de interação a exibição pública de filmes e mídias em geral, franqueando o livre acesso, com temáticas relativas às áreas fim e de atuação da Defensoria Pública, bem como a promoção de debates e orientações jurídicas gerais de forma multidisciplinar, utilizando a linguagem cinematográfica.
 
Coordenador do NDDH, o defensor público Neuton Jardim destaca que o projeto Cine Defensoria cumpre a missão constitucional da DPE-TO, que é a promoção dos direitos humanos, seja na função de garantir acesso jurídico a quem precisa, seja na divulgação e conscientização a respeito dos direitos, informando a população sobre sua existência e sobre os mecanismos de exigir sua efetivação. “O exercício da cidadania de forma plena é o único mecanismo efetivo de diminuição do número de violações dos direitos das pessoas, em especial dos hipossuficientes do ponto de vista econômico”, declara o defensor público.
 
Projeto
O projeto é desenvolvido pelo NDDH e os interessados em receber o Cine Defensoria podem procurar o Núcleo pelo telefone (63) 3218-6953 e na sede do Núcleo, localizada na Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), e ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado.
 
Interessados em receber ou promover o Cine Defensoria:
Telefone (63) 3218-6953 - Núcleo Especializado de Direitos Humanos – NDDH ou Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), ou ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado. Para conhecer mais, acesse a página do NDDH - http://www.defensoria.to.def.br/nddh.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira