Sunday, 09 de August de 2020

VIVER


06 de maio

Cineclube da UFT exibe documentário Attilio - Traços, Arquitetura e Cidades; Saiba mais

23 Apr 2009

Casas, prédios, ruas surgindo e de repente uma nova cidade é erguida, com ela sonhos e expectativas. Começar do nada pode não ser fácil, mas o desafio chama a atenção e é prazeroso quando se percebe a transformação.

Com Palmas foi assim; no próximo mês a capital tocantinense completa 20 anos, sendo a última capital planejada brasileira do século XX. No rol das cidades que partiram "do nada" também está Goiânia, capital do estado de Goiás, cujo plano piloto foi concebido pelo urbanista Attílio Corrêa Lima.

Com o intuito de homenagear este profissional que contribuiu para a história do planejamento urbano no Brasil, o Cineclube - UFT e o Curso de Arquitetura e Urbanismo exibe o documentário de Juca Fernandes: Attilio - Traços, Arquitetura e Cidades, no dia 06 de maio, às 19h, no Cuíca.

A entrada é franca. Após o filme terá um debate com Juca Fernandes, diretor do documentário.

 

Sinopse

Attilio - Traços, Arquitetura e Cidades desmistifica a vida e obra do arquiteto e primeiro urbanista formado do Brasil Attiliio Corrêa Lima, autor da Estação de Hidro Aviões do Rio de Janeiro (atual INCAER), prédio modernista de 1937, e do Plano Urbanístico de Goiânia dentre outros projetos.

O documentário mostra também a preocupação de Atílio com as áreas verdes durante o projeto de Goiânia e com o crescimento ordenado da cidade. Aborda com profundidade a sua polêmica saída do projeto da capital de Goiás por pressões políticas e financeiras, as conseqüências deste fato para a cidade, sua relação com o modernismo e seu trágico fim.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Governo do Tocantins contrata 70 novos leitos e profissionais e amplia oferta de UTI's para enfrentar o novo Coronavírus

Novos leitos estão instalados no Hospital Oncológico de Palmas e estarão disponíveis para toda a população tocantinense

Pandemia

Tocantins registra 747 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 31.103 casos no total, destes, 19.053 pacientes estão recuperados, 11.606 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 444 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira