Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

VIVER


Folclore

Com histórias regionais, escritora tocantinense faz alunos do Cmei Cantiga de Ninar entrarem no mundo do folclore

19 Oct 2017

Redação Semed

A escritora regional Irma Galhardo foi uma surpresa para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantiga de Ninar, na manhã desta quarta-feira, 18. As crianças reconheceram as histórias da escritora e entraram no mundo do folclore tocantinense ouvindo os contos do "Curupira encantado" e "O pai da mata".

Irma Galhardo lembrou que trabalhou com educação infantil e percebeu que o Tocantins importa muitos livros de fora, por isso decidiu pesquisar a cultura do Estado e registrar em forma de livros. "Em agosto as escolas do Brasil inteiro trabalham com o folclore. Eu busquei então registrar em forma de literatura infantil e ilustrações de artistas regionais, incluindo apelo ecológico e pertencimento cultural para o fortalecimento da identidade cultural tocantinense."

A gestora da unidade, Fátima Florência, informou que o evento faz parte da Feira Cultural Dança, cores e sabores, projeto que está na primeira edição e trabalhou os livros da escritora Irma, com os alunos. "O projeto tem o objetivo de trabalhar a cada ano a cultura de uma região do Brasil e, nessa primeira edição, escolhemos como tema o Tocantins. Tudo é desenvolvido dentro da linguagem da criança. Trabalhamos a regionalidade, reconhecimento e assimilação cultural, e, a partir da literatura, debatemos sobre a diversidade das culturas como as danças, alimentação, festas e folclores", explicou.

O evento é parte da programação da Semana dos Jogos da Infância, voltada para a leitura e o esporte, tudo com um toque lúdico para a diversão das crianças. Com muita energia, as crianças ainda realizaram atividades com os alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Palmas, Ceulp/Ulbra.

Professora do curso de Educação Física da universidade, Marisa Ramos ressaltou a importância da parceria com as escolas. "Nosso objetivo é a comemoração do Dia das Crianças com os alunos do curso que trabalha ritmo e ludicidade. E para nós é uma grande oportunidade para relacionar a teoria à prática, potencializar a formação desses futuros profissionais da área. Então a escola é muito importante, é o link de aprendizado para os nossos acadêmicos."

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

2

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira