Monday, 17 de June de 2019

VIVER


Cultura

Confira a lista de museus que retratam o melhor da cultura, história e tradição tocantinense

17 May 2019    23:56    alterado em 17/05 às 23:56
Emerson Silva/Governo do Tocantins Confira a lista de museus que retratam o melhor da cultura, história e tradição tocantinense

Em 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Museu. Conhecido por guardar preciosidades da nossa história, o local possui definição, segundo o International Council of Museums (Icom), de ser uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade

No Tocantins, são catalogados 17 museus. Abaixo listamos onde estão localizados, seus horários de funcionamento e o que eles oferecem ao público.

1 – Museu em Aparecida do Rio Negro
O Museu de Arte e Ciência fica localizado em Aparecida do Rio Negro e é aberto apenas quando há agendamento de visitantes. No local, há objetos diversos de países, estados e regiões, épocas e significados diferentes. A responsável pelo museu é a professora Marisa e o agendamento pode ser feito pelo telefone (63) 99967-3082.

2 - Museu em Arraias
O Museu Histórico Cultural de Arraias, além do resgatar a memória histórica do município, trata-se de um projeto educativo de preservação do patrimônio histórico e de incentivo as atividades culturais do município. Está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas. O telefone para contato é (63) 3653-1987.

3 – Museu em Colinas do Tocantins
O Memorial Histórico de Colinas guarda o conhecimento sobre a história de fundação da cidade e a memória dos seus fundadores. O atendimento ao público é aberto de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. Para mais informações o visitante deve entrar em contato no telefone (63) 3476-4712.

4 – Museu em Dianópolis
O Museu Municipal Manoel Aires Cavalcante reúne objetos de uso e propriedade de cidadãos que construíram, no decorrer do tempo, a rica história de Dianópolis. O local é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para mais informações, o telefone de contato do responsável pelo local, Leonardo Borges, é (63) 99207-2201.

5 – Museu em Formoso do Araguaia
O Museu dos Povos Indígenas Yny Heto – Casa do Povo Iny – é um marco para os indígenas da região da Ilha do Bananal. O local dispõe de espaço para exibição de vídeos sobre a cultura e a língua dos povos Iny, bem como de material sobre a história e os aspectos culturais do município de Formoso do Araguaia. O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para mais informações o contato é (63) 3357-1431.

6 – Museu em Gurupi
O Museu Histórico Cultural Benjamin Rodrigues tem seu nome em homenagem a um dos fundadores do município de Gurupi. Um dos grandes destaques do local é a sala de música Milton Ferrer, onde estão expostos instrumentos de artistas da região que fizeram parte da vida cultural da cidade. A visitação acontece em horário comercial. Outras informações pelo telefone (63) 3312-5767.

7 – Museu em Natividade
Em Natividade, os visitantes podem conhecer um pouco da história da cidade visitando o Museu Histórico. No local funcionava uma antiga cadeia, da época do Império. A construção abriga o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista; a Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal; uma loja de comercialização de produtos artesanais; além de uma exposição permanente com artefatos encontrados na região.  O museu fica aberto de segunda a sábado, das 9 às 18 horas. Para mais informações o telefone de contato é (63) 3372 – 1290.

9 – Museus em Palmas
Na Capital, existem seis museus, sendo um no Distrito de Buritirana, um no Distrito de Taquaruçu e quatro na região central de Palmas.

Em Buritirana, o Museu Escola guarda parte de sua originalidade preservada, inclusive as paredes de adobe. O objetivo é contar a história da primeira escola da comunidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para mais informações os contatos são (63) 3533-1079/1048.

Já em Taquaruçu, a Casa Vítor promove pesquisas e conserva e registra os elementos que compõem o patrimônio cultural dos pioneiros do distrito. O local é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Mais informações pelos telefones (63) 2111–2402/ 2405.

Na região central, o Museu Histórico do Tocantins está instalado no chamado Palacinho, a primeira edificação construída em Palmas, no ano de 1989, e abriga a mais importante coleção de objetos artísticos, históricos, arqueológicos e etnográficos do Tocantins.  Ele fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para mais informações o contato é (63) 3218–7612.

O Memorial Coluna Prestes, que possui arquitetura desenhada por Oscar Niemeyer, fica na Praça dos Girassóis, e homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. O local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Ainda em Palmas, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) apresenta informativos, fotografias, revistas, biografias e outros objetos fundamentais à compreensão da evolução histórica da instituição. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Já no Parque Cesamar, a Casa Sussuapara é um espaço de memória que foi a primeira sede da Prefeitura de Palmas. No espaço são realizadas exposições sobre a cidade e palestras para alunos de escolas públicas e particulares. O local é aberto em horário comercial. Mais informações nos telefones (63) 2111–2402/2405.

10 – Museu em Paraíso do Tocantins
O Museu Histórico João Batista Brito conta com mais de 400 peças em exposição, entre objetos utilizados pelos escravos e louças da rainha Elizabeth, da Inglaterra. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (63) 3602–2734.

11 – Museus em Porto Nacional

Cidade histórica do Tocantins, Porto Nacional conta com três museus. O Museu Histórico da cidade foi criado com o objetivo de abrigar e conservar os bens de natureza material e imaterial da sociedade portuense. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3363-3928.

Já o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasí possui um acervo de animais típicos da região e é de responsabilidade da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O local recebe visitantes de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Outras informações estão disponíveis no telefone (63) 3363–1505.

Completa a lista de museus da cidade o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) da Unitins que coordena, desenvolve, orienta e executa estudos e pesquisas nas áreas de arqueologia, de patrimônio histórico cultural e natural, e de paleontologia.

Os visitantes podem conferir o acervo do museu no Anel Viário da Rodovia TO-050, no setor Jardins dos Ipês, em Porto Nacional, que atende em horário comercial de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3363-1265.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ponte de Porto

Governador Carlesse libera ponte de Porto Nacional para veículos leves após conclusão de melhorias na estrutura

Também foi anunciado pelo Governador a instalação do canteiro de obras para construção da nova ponte

Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.



Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na pá


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira