Thursday, 24 de May de 2018

Thursday, 24 de May de 2018

VIVER


Oi Futuro

Convergência de linguagens de Nam June Paik tem retrospectiva no Oi Futuro

28 Jun 2017

Brasil, 28 de junho de 2017 – O Oi Futuro inaugurou nesta terça-feira à noite (26/6) a retrospectiva de Nam June Paik (1932-2006), pioneiro no uso da tecnologia e da interatividade na criação artística contemporânea e influência na linguagem dos videoclipes desde seu surgimento. Com 15 obras, a exposição apresenta um painel das inovações e experiências realizadas pelo sul-coreano a partir da década de 1960, em que ele buscou a convergência de diferentes linguagens e meios de expressão para ampliar os limites da arte. A exposição fica em cartaz até 27 de agosto.
 
"A retrospectiva de Nam June Paik é uma homenagem a um idealizador e criador de novos caminhos a partir dos anos 1960 e percorridos até hoje, na era digital, buscando a convergência de linguagens para ampliar o entendimento que nós temos da arte", explica o gestor de Cultura do Oi Futuro, Roberto Guimarães. "Ao trazer a obra de Paik ao Rio, queremos aproximar o grande público da obra desse artista visionário e inspirar novas discussões e criações no campo da arte e tecnologia", completa.

Com curadoria do italiano Marco Pierini, mostra traz objetos como "Sfera/Punto eletrônico" (1990-1992) (foto), que reúne 26 monitores, três bolas de futebol, cinco pinturas a laser e um disco a laser. "Violoncello" (1989), formada por plexiglass e componentes de um violoncelo, lembra a associação do artista com a música Charlotte Moorman, com quem realizou performances célebres como "Opera Sextronique" (1967), em que ela foi presa por se apresentar com os seios nus. Também integra a exposição "Ecce Homo" (1989), uma das obras da "Série Robot", objeto de interesse de Paik a partir de 1964, quando ele construiu o Robot K-456, e que participou de "Robot Opera", a primeira colaboração de Paik e Moorman. 

"Maria Callas" (foto), que combina monitores de TV a vários objetos de uso cotidiano, é representativa da criação de Paik a partir de 1980, quando ele começa a utilizar aparelhos tecnológicos para criar esculturas antropomórficas, e sua admiração pela ópera italiana. "A ópera representa aquilo que procuro na arte eletrônica, no sentido de conseguir alcançar aquele grau de sucesso performático que a melhor ópera consegue alcançar", sintetizou o artista.

"A exposição mostra, essencialmente, a produção artística tardia de Paik, que considero de grande valor. É quando a videoinstalação, a performance, as obras sonoras e a pintura são incorporadas às obras ditas "satelitares" (transmissões televisivas via satélite com imagens mixadas e modificadas em tempo real por Paik) e aos robôs, chamados ironicamente de esculturas. São obras compostas por objetos de tecnologia ultrapassada – rádios e televisores antigos, por exemplo", conta o curador Marco Pierini.

Sobre Nam June Paik
 
Um dos criadores da videoarte, Paik participou do Fluxus, movimento artístico que buscava popularizar a arte para além dos museus e galerias na década de 1960 e fazer o espectador participar da obra, com o uso de elementos e formas que não-usuais. O artista trabalhou com nomes de destaque como John Cage, Salvador Dalí, Laurie Anderson, Joseph Beuys e Merce Cunningham.   
 
A parceria com o Fluxus começou em 1961, quando Paik encontrou-se com George Maciunas, idealizador do movimento. No ano seguinte, participou do Fluxus Internationale Festpiele Neuster Musik de Wiesbaden, considerado o ato fundador do movimento. Em 1963, na sua primeira individual, na Galeria Parnass, de Wuppertal, apareceram pela primeira vez os aparelhos de televisão em que passam imagens distorcidas com o uso de magnetos. Em 1964, ele se mudou para Nova York, onde conheceu a violoncelista Charlotte Moorman.
 
Paik começou a trabalhar com experiências com satélites na Dokumenta Kassel de 1977, em uma transmissão ao vivo com Joseph Beuys e Douglas Davis.  Ele participou do primeiro projeto de comunicação global baseado na tecnologia de satélites: "Good Morning, Mr. Orwell", uma transmissão ao vivo intercontinental por TV, no dia 1º de janeiro de 1984, a partir do Centre Pompidou, em Paris, e do MoMA, em Nova York, com personalidades como Laurie Anderson, Peter Gabriel, John Cage, Merce Cunningham e Salvador. Transmitida também na Alemanha e na Coreia do Sul, "Good Morning, Mr. Orwell" foi visto por mais de 10 milhões de pessoas. 
 
Nascido em Seul, Paik mudou-se para Hong Kong durante a Guerra da Coreia e depois para o Japão, onde se formou na Universidade de Tóquio em História da Arte e da Música, com uma tese sobre o compositor alemão dodecafonista Arnold Schönberg. Prosseguiu seus estudos nas Universidades de Munique e de Colônia e no Conservatório de Friburgo, na Alemanha, onde aprofundou seus estudos da música contemporânea. De 1958 a 1963, trabalhou com Karlheinz Stockhausen nos estúdios WRD de música eletrônica, em Colônia. Em 1958, enquanto frequentava a Internationalen Ferienkursen für Neue Musik, em Darmstadt, conheceu David Tudor e John Cage, que se tornou seu mentor.
 
SERVIÇO:
 
Nam June Paik
 
De 27 de junho a 27 de agosto
Abertura: segunda-feira, 26 de junho, às 19h30
Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Informações: (21) 3131-3060
Horário: Terça a domingo de 11h às 20h
Classificação etária: livre
Entrada gratuita

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

4

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Carlesse

Em Paraíso, Siqueira Campos defende eleição de Carlesse: "É um presente e uma revelação para o Tocantins"

Em um discurso breve e contundente, Siqueira Campos teceu elogios ao caráter e preparo político e administrativo de Mauro Carlesse.

Animais

Capim Dourado Shopping agora será Pet Friendly

A classificação “Pet Friendly”, ou “Amigo dos Animais”, é dada a estabelecimentos privados, ou mesmo repartições públicas, que permitem a livre circulação de animais de estimação em suas dependências


Esporte

Quadra poliesportiva inaugurada em Porto Nacional beneficia estudantes e comunidade

A nova estrutura recebeu investimentos da ordem de R$ 416 mil e foi construída com cobertura para oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades esportivas e da melhoria da aprendizagem


Marcha a Brasília

XXI Marcha a Brasília começa nesta segunda-feira, 21; Abertura oficial é nesta terça-feira, 22

Debate com presidenciáveis, definição de pautas ao Congresso Nacional e diversas arenas temáticas estão na programação do encontro


Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira