Monday, 16 de December de 2019

VIVER


Cultura

Coral Sinfônico do Tocantins se apresentará em Anápolis

24 Jun 2008

Após se apresentar no Teatro Fernanda Montenegro com músicas de Mozart, Bach e Beethovenn, o Coral Sinfônico do Tocantins oferecerá ao público anapolino a melhor audição produzida pelo Estado. O XXI ENCOA - Festival Nacional de Corais de Anápolis reúne os melhores grupos de canto erudito do país, num dos seus maiores festivais de cultura. Desde julho de 2003, o Coral Sinfônico do Tocantins vem compondo músicas exclusivas para concertos. Só que, em Anápolis, o grupo pretende valorizar a cultura brasileira, mesclando a música popular ao som de flautas e clarinetes. “Apesar de sermos um grupo que se dedica à produção e difusão da música erudita escrita originalmente para coral, pela primeira vez estamos abrindo uma exceção e apresentaremos Prelúdio para Ninar Gente Grande, que é uma adaptação da música de Luiz Vieira” adiantou a coordenadora do concerto Ana Maria Bittencourt.

Originado no Tocantins, o Coral Sinfônico do Estado difere de outros concertos brasileiros, visto que se dedica exclusivamente a montar obras do repertório erudito compostas para Coro Misto. Esta é quarta vez que o coral se apresenta, e, com grande representatividade, é convidado a cantar, novamente, grandes obras regidas pelo maestro William Fernandes.

Fernandes é criador e diretor do Madrigal de Palmas e rege o Coral Sinfônico do Tocantins há sete anos. “Conhecimento técnico, talento, vivência na música e teatro que o nosso maestro traz consigo, além de ter vivido na Grécia, Israel e Alemanha, garantem o sucesso e brilhantismo do Coral Sinfônico, que iniciou com pessoas que nunca haviam cantado e praticamente ninguém tinha conhecimento musical nenhum”, diz Ana Maria.

Respaldado pelo talento da vocalista Joana Euda, do ator e músico Igor Leandro e da coralista Cíntia Marina - que voluntariamente atuam na assistência técnica dos ensaios – o Coral sinfônico do Tocantins pretende buscar nos grandes concertos do país a inspiração para cantar músicas como Olorogum e trechos de Carmina Burana, de Carl Orff, em mais uma edição do ENCOA, em Anápolis. “Um trabalho voluntário feito com amor, que, somente por ele, é que o coral continua,”disse Ana Maria ao referir-se aos ensaios do grupo.

A participação do Coral em mais uma manifestação artística nacional é uma iniciativa da Fundação Cultural em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins. Os músicos partem para Anápolis dia 27, onde farão o encerramento do evento no dia 29.

 

“Mães e Perucas” ficará em cartaz no Teatro Augusta, em São Paulo

A atriz Cecília Arienti e o ator William Fernandes comemoram seus 15 anos de trabalho juntos com a apresentação do espetáculo “Mães e Perucas” no Teatro Augusta, em São Paulo. Com várias apresentações pelo Tocantins, a peça pretende ganhar o público paulista e prosseguir a turnê pelo sudeste do país. O espetáculo remonta o cotidiano e as relações entre mães e filhos, retratando as divergências entre esses. Os atores se revezarão no palco para interpretar cerca de oito personagens em diferentes e cômicas situações. A turnê pelo estado de São Paulo é uma parceria do jornal O GIRASSOL com o SESC-SP.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita deposita nesta segunda-feira a restituição do 7º lote do IRPF

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

Gurupi

Polícia Civil prende três suspeitos de envolvimento em vários crimes em Gurupi

As investigações continuam de maneira intensificada porque existe a suspeita de que os homens presos nesta tarde tenham sido os autores de um homicídio ocorrido na tarde do dia 24 de novembro, em Gurupi.


TJTO

Presidente do TJTO entrega sistema de câmeras em Fórum de Palmas e informa mudanças para 2020

O CFTV é o mais moderno e eficiente dos sistemas de vigilância, e conta com maior qualidade de imagens, análise de vídeo inteligente, gravação rêmora e comunicação segura.


Ação

Educação entrega primeira parte dos alimentos arrecadados com as apresentações do Balé Popular

Foram arrecadadas mais de 3,5 toneladas de alimentos durantes as apresentações realizadas neste fim de ano


Previdência

Igeprev consegue recuperar 25 milhões de fundo sem solidez patrimonial


Educação Superior

Ceulp/Ulbra é avaliado como a melhor instituição do Tocantins


Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira