Tuesday, 22 de October de 2019

VIVER


Cultura

Cristãos e Mouros voltam a se encontrar nas Cavalhadas de Taguatinga

07 Aug 2019    21:19    alterado em 07/08 às 21:19
Thiago Sá/Governo do Tocantins Cristãos e Mouros voltam a se encontrar nas Cavalhadas de Taguatinga

Um evento onde homens comuns se transformam em guerreiros é revivida em Taguatinga há décadas, sendo este o único município tocantinense a manter a tradição trazida ao Brasil por portugueses e espanhóis, no século 18. As Cavalhadas de Taguatinga ocorrem anualmente, dentro dos Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade, no mês de agosto.

Nesta edição, a atividade será aberta oficialmente à zero hora de sexta, 9, com as badaladas do sino da Igreja Matriz. Às 14 horas do sábado, o cortejo sairá da Igreja, com direção ao campo de futebol da cidade, onde ocorrerá o primeiro dia de competições. No domingo, 11, a programação terá início no mesmo horário, com término ao final da tarde.

Ao todo, são 24 cavaleiros, sendo 12 cristãos, vestidos de azul, com a missão de converter os inimigos ao cristianismo, e 12 mouros (mulçumanos), trajados de vermelho e defensores da própria fé. É uma referência às Cruzadas, sendo que no final os cristãos sempre vencem os mouros.

O município fica a 458 km de Palmas, na região Sudeste do Estado. As Cavalhadas tiveram início em 1936. Foram interrompidas por 40 anos e retomadas em 1997. O primeiro dia é dedicado aos “treinos” e o segundo à “batalha”, onde a destreza dos participantes ganha mais destaque pela beleza visual das vestimentas e destreza com os cavalos.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), apoia a festa deste ano por meio da liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 97 mil.

 

Turismo

Taguatinga integra a Região Turística Serras Gerais. Além das Cavalhadas, também se destaca por seus casarões em estilo colonial, suas festas religiosas e belezas naturais, entre elas a imponente Cachoeira do Registro, as grutas e serras formando uma das mais encantadoras paisagens do cerrado brasileiro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira