Thursday, 22 de October de 2020

VIVER


Pioneirismo 4

Curiosidades sobre a tese doutrinária de Allan Kardec

03 Jun 2008

O Espiritismo, de acordo com seus seguidores, é o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores, em consonância com a obra de Allan Kardec. Introdutor da doutrina espírita, Kardec nasceu em 1804, na cidade de Lyon na França, onde iniciou seus estudos sobre a decodificação da doutrina espírita.

É o consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido, trazendo, assim, à humanidade as bases reais para sua espiritualização. Leila Ramos responde ao O GIRASSOL algumas curiosidades sobre a Doutrina Espírita, Confira:

 

O “Evangelho segundo Alan Kardec”, escrito em 1857, difere do Evangelho citado pelo Novo e pelo Antigo Testamento?

Sim. Os “espíritos da codificação” trouxeram interpretações mais eficientes e universais sobre as parábolas de Jesus. Em todos os seus 28 capítulos, o Evangelho segundo o Espiritismo trata das questões morais, que mexem com a religiosidade contida naturalmente em todos os seres humanos.

 

As religiões afro-brasileiras, como Candomblé e Umbanda, consideram-se espiritualistas. Há uma diferença entre Espiritismo e Espiritualismo? Essa diferenciação dá-se na adoração de imagens e entidades cultuadas?

Há uma diferença, sim. Temos por base uma Filosofia Espiritualista. O termo “espiritismo” se difere do termo “espiritualismo”, pois esse neologismo foi criado por Allan Kardec para designar uma Doutrina nova, ou seja, Doutrina Espírita ou Espiritismo. Em 1857, foi publicada em Paris a nova Doutrina, cujos princípios estão expostos acima. No entanto, as demais escolas religiosas podem se apropriar de algumas práticas, tais como a comunicabilidade com os espíritos, que não é expediente exclusivo dos espíritas. Contudo, adotar a prática da comunicabilidade com os espíritos não lhes confere estatus de “espíritas”, pois, para isso, teriam que adotar toda a base moral orientada pela Doutrina Espírita.

 

O Espiritismo tem várias respostas sobre perguntas instigantes da humanidade. Para onde vamos, de onde viemos e qual objetivo da nossa existência - tudo baseado nos estudos científicos do Kardecismo. Você considera que os espíritas são providos de intelectualidade além das comprovações cientificas?

Considerar isso seria negar uma das essências do espiritismo, que é a Ciência. Além da Ciência, o Espiritismo também é apresentado por outros dois aspectos: o religioso e o filosófico. Muitas informações apresentadas nas obras complementares, psicografadas por Chico Xavier desde a década de 40, somente agora estão sendo comprovadas e descobertas pela Ciência. Exatamente por se tratar de uma religião fundamenta em cinco obras básicas e de obras complementares, as quais os espíritas devem estudar.

 

A prática Católica Cristã implica que devemos adorar somente a Deus, em espírito e verdade. O espiritismo é uma religião monoteísta?

Sim! Acreditamos que só há um Deus, Pai de todos e para todas as religiões. Seus atributos são: único, onipotente, eterno, imutável, imaterial, justo e bom.

 

O que é a mediunidade?

É o intercâmbio com as várias categorias de espíritos, através de pessoas dotadas de mediunidade, em reuniões privativas, que têm como base a moral cristã. As reuniões mediúnicas acontecem a portas fechadas e delas só participam os médiuns que já passaram pelo curso de mediunidade. Ordinariamente, não existem fenômenos mediúnicos nos demais trabalhos espíritas.

 

Para o espiritismo, é real a hipótese de haver outros mundos habitados, evoluídos ou não, como o dos homens. Em que se baseia a doutrina espírita que comprova tal afirmação?

Dentre os nossos princípios, temos o da pluralidade dos mundos habitados, pois entendemos que, se Deus criou e povoou o nosso mundo, para que serviria os demais? Apenas para agraciar nossos olhos? Entendemos que a nossa pequena visão de mundo é egocêntrica, não nos permite ver além. E Jesus nos advertiu: "Olhos de ver e ouvidos de ouvir".

 

Existem espíritos bons e existem espíritos ruins? Qual a definição da doutrina espírita sobre a distinção desse fenômeno?

 

Jamais podemos esquecer de que os espíritos desencarnados são as almas dos homens encarnados. Logo, se existem homens maus e homens bons, é aceitável que existam espíritos maus e espíritos bons.

 

Há certas abstinências atribuídas aos seguidores do Espiritismo que devem ser cumpridas com veemência no cotidiano, como a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros. Quais outras condutas o Espiritismo aplica?

Na verdade, o Espiritismo não exige absolutamente nada mais de seus seguidores que a reforma íntima. As pessoas deixam de beber, fumar ou comer carne vermelha por que querem. Não porque está escrito nas obras básicas que isso tenha que ocorrer. Reconhece-se o bom espírita pelo esforço que esse faz para domar suas más tendências, e isso se aplica a todos os vícios, inclusive os morais, não apenas os materiais.

 

Quais suas considerações sobre os 19 anos da FEETINS?

Estamos felizes em continuar trabalhando por mais um ano. Todos os trabalhadores da Federação estão contentes com os resultados obtidos em suas atividades respectivas. Temos a consciência de que a quem mais é dado mais é cobrado. Por isso é que reforçamos a idéia do auto-melhoramento e do “vigiai e orai”, recomendado por Jesus.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Pesquisa O Girassol mostra Otoniel Andrade disparado em primeiro lugar com 35,18% seguido de Ronivon - 21,73% - e Joaquim Maia - 20,50% - empatados em segundo

Na largada da disputa em Porto Nacional Otoniel Andrade aparece em primeiro lugar com 35,18% com vantagem de 13,45% na frente do segundo colocado Ronivon Maciel que aparece tecnicamente empatado com Joaquim Maia.

Eleições 2020

Pesquisa O Girassol para prefeito em Almas mostra candidato à reeleição Vaguinho (MDB) disparado em primeiro lugar com 62,00%, seguido da candidata Giselly Cintra com 31,20%

Na largada da disputa para prefeito em Almas o candidato Vaguinho sai na frente com 62% das intenções de votos, com diferença de 30,08% da segunda colocada Giselly Cintra que aparece com 31,20%.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira